O trabalho escravo indígena e do negro africano desempenhou papel fundamental na colonização da América Portuguesa. Considerando-se que, nos primórdios da colonização, o recurso à escravização dos "negros da terra" - isto é, dos indígenas _ foi uma prática recorrente inclusive nas áreas de plantio da cana-de-açúcar.Cite 1 (uma) razão que tenha contribuído para a progressiva substituição dos escravos indígenas por escravos de origem africana nessas áreas.
Respostas
Resposta:
Por vários motivos. Os escravos indígenas, além de menos produtivos, tinham o conhecimento vasto de sua região e podiam facilmente fugir e se embrenhar no mato. Então os senhores de engenho optaram pela oferta de escravos africanos. Eram mais eficientes e não possuíam conhecimento nenhum das terras brasileiras, pois eles obviamente vieram da África, portanto eram mais fáceis de serem controlados.
• a escassez crescente de indígenas em função das fugas constantes e dos altos índices de mortalidade verificados;
• o posicionamento da Igreja interessada na catequese da população indígena e que se desdobrava em oposição a sua escravização;
• os interesses da burguesia mercantil portuguesa, relacionados aos lucros provenientes do tráfico escravo intercontinental;
•o interesse do Estado português em transformar tribos indígenas através de sua assimilação por meio da catequese em agentes que contribuiriam para a garantia da soberania portuguesa sobre a terra.