1. A partir de seus conhecimentos sobre a ética platônica, explique a quem Sócrates está se referindo no trecho da obra “A República”. Justifique a resposta.
Respostas
SÓCRATES – Como admirar-se, então, de que aqueles que não conhecem a verdade, além de terem opiniões ilusórias acerca de muitas outras coisas, também encarem de tal modo o prazer, [...] quando passam da dor ao estado intermediário, convencem-se de ter alcançado a satisfação e o prazer – e, como alguém que, por não conhecer o branco, visse no cinzento o contrário do preto, também eles, por ignorância do prazer, se enganam vendo na ausência de dor o contrário desta.GLAUCO – Não me admiro disso, por Zeus! Antes me admiraria se não fosse assim.” (Platão, A República, Livro IX)
Sócrates procurou investigar o ser, o homem, de um ponto de vista ético, em relação às suas ações, principalmente voltado para o agir social do ser homem, aquele que age na comunidade política.
Sócrates procurou então enfatizar que o verdadeiro conhecimento exige reflexão, pois se encontra além das experiências sensíveis, formadoras de opiniões aparentes.
Jovens precisam ser educados na investigação de suas experiências, para que não se prendam aos extremos entre prazer ou dor, mas busquem o equilíbrio nas virtudes que fortalecem a nossa existência.
Bons estudos!
Resposta:No trecho destacado podemos perceber que Sócrates se refere as pessoas comuns que não exercem a filosofia, pois são aqueles que “não conhecem a verdade”. E não conhecem a verdade pois quando atingem um nível intermediário de prazer já se dão por satisfeitos e desconhecem que a ausência da dor não se identifica realmente com o prazer.
Explicação:peguei no google sala d aula