Um bem cultural pode ser transformado em Patrimônio Cultural, material ou imaterial. Para isso, é necessário abrir um processo junto ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que seja feita a análise de técnicos acerca do bem. Qual a importância de registrar um bem cultural no IPHAN?
Respostas
Resposta:
Um bem cultural pode ser transformado em Patrimônio Cultural, material ou imaterial. Para isso, é necessário abrir um processo junto ao IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, para que seja feita a análise de técnicos acerca do bem.
Resposta:
Bens culturais são manifestações populares, cultos, tradições tanto materiais quanto imateriais (intangíveis), reconhecidos de acordo com sua ancestralidade, importância histórica e cultural de uma região (país, localidade ou comunidade).
Estes adquirem um valor único e de durabilidade representativa simbólica/material.
Assim, de acordo com sua particularidade e significativa forma de expressão cultural, é classificada como patrimônio cultural, determinando-se sua proteção, para garantir a continuidade e preservação. Com a intenção de assegurar, para as gerações futuras conhecer seu passado, suas tradições, sua história, os costumes, a cultura, a identidade de seu povo.
Exemplos:
(Imateriais) Roda de Capoeira, Frevo, Arte Kusiwa indígena, Candomblé, Oktober Fest (Alemanha), etc.
Explicação: