Respostas
Resposta:
As principais funções atribuídas a estas semelhantes entidades se fazem no processo de realização de operações de compra e venda de títulos e valores mobiliários, por conta própria ou de terceiros (intermediação).
Essas atuações se fazem, em sua grande maioria, por meio de bolsas de valores e mercadorias, mas também é comum que sejam realizadas operações no mercado de balcão.
Dessa maneira, tanto as CTVM quanto as DTVM intermediam operações de compra e venda de derivativos, câmbio, metais preciosos, além de serviços de administração e custódia de carteiras de títulos e valores mobiliários, e também instituir a administrar Fundos de Investimentos e, em alguns casos, os clubes de investimentos.
Explicação:
Levando em conta as classificações no setor de entidades financeiras, as Corretoras de Títulos e Valores Mobiliários (CTVM) e as Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários (DTVM) se classificam como intermediadoras em negociações no mercados financeiros, de capitais e cambiais, pois elas atuam fazendo a conexão entre o investidor e o tomador de recursos.
O que ocasionou a atual semelhança entre as corretoras e distribuidoras?
A maior diferença entre corretoras e distribuidoras era em relação aos seus campos de atuação nos mercados, definidos em lei, para atuarem como intermediadores.
A partir da Decisão Conjunta nº 17/2009, feita pelo Banco Central do Brasil e pela Comissão de Valores Mobiliários, ambas entidades reguladoras nacionais do sistema financeiro, as DTVMs começaram a atuar em todas as áreas que as CTVMs já atuavam.
Portanto, atualmente basicamente não há mais diferença alguma entre essas siglas, uma vez que as regras impostas são as mesmas.
Para saber mais sobre o Banco Central do Brasil:
https://brainly.com.br/tarefa/38339049
#SPJ3