• Matéria: Saúde
  • Autor: Aluna198
  • Perguntado 6 anos atrás

qual é alteração na consciência em que o paciente fica totalmente inconsciente

Respostas

respondido por: carolinapereira2413
0

Explicação:

A consciência é definida como o perfeito conhecimento de si próprio e do ambiente em que se vive. Já a inconsciência ou coma é como um estado de sono, resultante de uma gama diversa de etiologias e patologias. As alterações da consciência são comuns na prática clínica, possuem alta morbidade e mortalidade, o que justifica o diagnóstico e o tratamento apropriado de maneira rápida constituindo, então uma emergência médica. No estado de coma, o paciente não pode ser despertado, estando completamente inconsciente e insensível aos estímulos externos, com a exceção de respostas motoras tais como abertura do olho e/ou retirada do membro com estímulos dolorosos.

Fisiopatologia do Coma

A fisiopatologia do coma é complexa. O conteúdo de consciência é a somatória das funções nervosas superiores, cognitivas, do indivíduo, como a atenção, a memória e a linguagem. Já o nível de consciência é relacionado com o grau de alerta do indivíduo; as estruturas responsáveis pela manutenção da consciência incluem a formação reticular ativadora ascendente (FRAA), situada na porção posterior da transição ponto-mesencefálica de onde partem fibras que se projetam para o córtex cerebral de forma difusa, ativando-o.

Quando existe lesão ou disfunção da FRAA, pode ocorrer alteração do nível de consciência. A FRAA se localiza no tronco cerebral, utilizando como divisor a tenda do cerebelo; podem ser categorizados os diversos locais que levam a alterações da consciência e suas etiologias. As alterações do nível de consciência são causadas por dois mecanismos primários. O primeiro é um insulto cerebral difuso envolvendo ambos os hemisférios. O segundo são as lesões da formação reticular ascendente; a FRAA transmite os estímulos do mesencéfalo e da ponte para o tálamo e córtex cerebral.

Perguntas similares