Respostas
Resposta:
Explicação:
A resposta não é tão simples quanto possa parecer, uma vez que você não diz a que temperatura o naftaleno foi aquecido, nem a quantidade de naftaleno existente.
O que sabemos é que o naftaleno sofre o fenômeno conhecido como sublimação à temperatura ambiente, ou seja, ele passa diretamente do estado sólido ao gasoso, sem passar pelo estado líquido. O naftaleno, comercialmente conhecido como naftalina, empregado para evitar baratas em roupas, funde em temperaturas superiores a 80,35 ºC e entra em ebulição a 218 ºC.
Com isso podemos ter as seguintes afirmações:
1- Se a temperatura de aquecimento estava à temperatura ambiente, entre 0 ºC e 40 ºC, então podemos dizer que, dependendo da quantidade de naftaleno existente, teremos somente naftaleno gasoso caso todo o material tenha se evaporado, ou naftaleno gasoso junto com naftaleno sólido remanescente juntos.
2- Se a temperatura de aquecimento estava acima de 80,35 ºC, então teremos somente naftaleno gasoso caso todo o material tenha se evaporado, ou naftaleno gasoso junto com naftaleno líquido remanescente juntos.
3- Se a temperatura de aquecimento estava acima de seu ponto de ebulição (218 ºC), então teremos somente naftaleno gasoso.