(FGV) "A pólis se faz pela autonomia da palavra, não mais a palavra mágica dos mitos, palavra dada pelos deuses e, portanto, comum a todos, mas a palavra humana do conflito, da discussão, da argumentação. O saber deixa de ser sagrado e passa a ser objeto de discussão."
(M. Lúcia de Arruda Aranha e M. Helena Pires Martins)
A partir do texto acima é incorreto afirmar que:
a) o advento da pólis e, portanto, da vida política, estabelece uma possibilidade de ruptura com o universo heroico-mítico de explicações das coisas mundanas;
b) o nascimento da pólis (VIII e VII a. C.) coloca na ordem do dia as discussões sobre os destinos dos homens por eles mesmos e não mais por desígnios de caráter mítico;
c) a experiência política exigiu que as explicações míticas fossem afastadas e que a causa/razão das coisas mundanas tivesse preexistência;
d) a experiência política instaura, entre os gregos, o uso da argumentação/razão como instrumento de solução de conflitos;
e) o nascimento da pólis possibilita a recuperação do saber mítico pela argumentação e reinstaura o sagrado em detrimento da razão.
Respostas
Resposta:
e) o nascimento da pólis possibilita a recuperação do saber mítico pela argumentação e reinstalar o sagrado em detrimento da razão.
A Pólis grega foi um modelo de organização política e social em que as cidades estados da Grécia se organizavam na antiguidade, elas eram organizações autônomas, ou seja uma cidade não depende da outra, por isso na Grécia Antiga, tínhamos modelos distintos de organização que seguiam seu próprios modelos de administração regidos pelos homens.
Com base nas características, nota-se que a única alternativa que apresenta uma informação incorreta é a letra “E”, visto que com o surgimento das pólis o saber mítico perde espaço e as decisões passam a ser tomadas pela razão e argumentação.
As principais características das polis gregas eram:
- Tinham autonomia em relação à Grécia, ou seja, as leis e o modelo político de cada pólis não eram os mesmos. Como, por exemplo, Atenas não tinha o mesmo modelo político que Esparta
- A razão estava presente na sociedade, os considerados cidadãos gregos debatiam, elaboravam e transformavam as leis que regiam o cotidiano, desse modo abandonam a visão mística de que os Deuses devem reger a vida do homem.
- Criação e organização de leis que determinavam cobrança de tributos impostos, realização de obras públicas, bem como outras questões relacionadas à população da polis. Essas leis são escritas pelos homens.
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