Respostas
Resposta:
1. Escolha atividades físicas que você gosta
Já que a pessoa vai ter que escolher uma atividade física para adicionar ao cotidiano, o melhor é que ela prefira um esporte que seja do seu gosto e que possa adaptar ao seu dia a dia.
Pense em uma atividade que você sinta vontade de praticar. Se você ainda não sabe do que gosta, não tem problema! Experimente. Só não vale desistir, hein? Se não gostar, parta para outra, até encontrar aquilo que realmente o faça sair do sofá e se mexer.
2. Mude hábitos do cotidiano
Os hábitos cotidianos que não são percebidos podem contribuir para um estilo de vida sedentário. Além de escolher uma atividade física, você pode também começar a adotar hábitos diferentes. Observe algumas mudanças possíveis:
deixar o carro na garagem e realizar atividades caminhando;
trocar o elevador pela escada;
não ficar longos períodos sentados;
alongar diariamente.
3. Crie metas atingíveis
Estabelecer objetivos é uma ótima maneira de conseguir adicionar uma nova atividade à rotina. Contudo, é necessário que as metas criadas sejam atingíveis, caso contrário pode haver um efeito reverso, ou seja, uma desmotivação.
Não há nada mais frustrante do que estabelecer um objetivo e não conseguir atingi-lo. Por isso, em um primeiro momento dê mais valor à regularidade do que à intensidade.
4. Seja regular
Falando em regularidade, essa é mais uma dica para evitar o sedentarismo. Ser regular significa que você não precisa dedicar longos períodos de tempo do seu dia à atividade física e nem que ela precisa ser pesada: basta que seja realizada com frequência.
Ou seja, você não precisa correr durante uma hora em dias alternativos. Caminhar um dia sim e o outro não por 30 minutos já é suficiente para manter o sedentarismo afastado.
O corpo humano foi feito para estar em movimento. Com o aumento da longevidade, em longo prazo, pequenas ações diárias a favor do organismo terão grande reflexo na qualidade de vida. Esse fator é muito importante, pois é crescente o número de pessoas que busca envelhecer com saúde.
Explicação: