Em ambas, a questão da intolerância religiosa está presente de alguma maneira e a intolerância gera violência. Segundo Ciriaco Izquierdo Moreno, “para educar na convivência, na paz e lutar contra a violência, é preciso tolerância. Por isso, a tolerância transformou-se, hoje, na rainha das virtudes" (Educar em valores, p. 166).
Compreendendo tolerância a partir desse autor, em sua obra Educar em valores, pode-se afirmar, EXCETO:
Escolha uma:
a. A tolerância é uma atitude pela qual se tende a compreender os erros, falhas, limitações, defeitos etc. de outras pessoas, evitando contínuas reprovações ou brigas. Ser tolerante significa poder escutar opiniões contrárias com uma atitude de respeito. Não é o que acontece na charge I, que representa uma atitude de intolerância.
b. A tolerância implica na aceitação de que os outros podem questionar nossas crenças, valores e comportamentos e, nem por isso, se lhes inflige sanções ou atos violentos. Nesse sentido, a charge I representa uma intolerância, pois nela há a agressão a alguém a partir dos valores ou símbolos de uma determinada tradição religiosa.
c. A tolerância é a capacidade de abertura do pensamento para as crenças, valores e comportamentos diferentes dos nossos. Nesse sentido, a charge II representa uma situação de intolerância.
d. A tolerância implica não apenas o respeito ao direito do outro de expressar sua religiosidade, como também a defesa desse direito. Nesse sentido, ambas as charges expressam situações de intolerância e desrespeito.
e. A tolerância possui certos limites e só é válida dentro deles. Ou seja, não se é possível ser tolerante com os intolerantes, sob pena de destruirmos a tolerância. É o “paradoxo da tolerância”, segundo Karl Popper. Nesse sentido, a charge II representa o direito de grupos religiosos que são intolerantes com tradições que desvirtuam a vontade e revelação divinas.
Respostas
letra E esta incorreta.
Explicação: Nao existe tolerancia limitada.
A tolerância possui certos limites e só é válida dentro deles, ou seja, não se é possível ser tolerante com os intolerantes, sob pena de destruirmos a tolerância, estando a letra (E) incorreta.
O que é tolerância?
A tolerância acontece quando alguém se encontra condescendente a determinado fato ou situação social. É um termo muito debatido, pois muitos acham que ser tolerante não equivale a ser respeitoso ou empático, sendo uma palavra pejorativa.
Uma pessoa tolerante é aquela que não julga, que tolera e aceita tudo o que é diferente. Logo, uma pessoa tolerante é quem aceita as características dos outros.
O tolerante é capaz de abrir o pensamento para as crenças, valores e comportamentos diferentes dos nossos.
Saiba mais sobre tolerância em: https://brainly.com.br/tarefa/24218473
#SPJ2