• Matéria: Sociologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

Controle social é a integração da sociedade com a administração pública com a finalidade de solucionar problemas e as deficiências sociais com mais eficiência e empenho. Dentre as instituições de controle social, nos deparamos com o Sistema Único de Saúde (SUS).
O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação teoricamente. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Com foco no questão do CONTROLE SOCIAL, elabore uma análise pessoal argumentativa de como você vê a gestão das ações e dos serviços de saúde proporcionadas aos brasileiros pelo governo federal e estadual durante a pandemia do COVID 19: (mínimo 10 linhas)

Respostas

respondido por: BorgesBR
9

Olá!

COVID 19: o controle social e a saúde pública

A pandemia do novo coronavírus, que atingiu o Brasil em fevereiro de 2020, vem causando uma sobrecarga nos sistemas de saúde dos países e infelizmente está levando milhares de pessoas a óbito. No Brasil não é diferente, e para controlar a expansão do COVID 19, o governo está adotando medidas direcionadas ao controle social, de forma a valorizar o Sistema Único de Saúde(SUS). Esse controle consiste na união dos interesses e esforços da sociedade e do governo em prol de um objetivo comum, que atualmente é o combate ao novo coronavírus e nesse sentido, as ações de isolamento social, campanhas de conscientização e sobretudo o empenho de todos os profissionais da saúde pública e privada são fundamentais nesse processo. Do mesmo modo que o governo federal pode interferir no controle social, cada estado tem autonomia e competência para impor suas medidas para cuidar da saúde e assistência pública, em razão de garantia constitucional. É certo que a economia de todos os países será abalada, pois haverão gastos com leitos (insuficientes à demanda), serviços médicos, materiais para exame, máscaras, álcool em gel, sem falar nos benefícios assistenciais que alguns países, como o Brasil, estão pagando àqueles que não terão como se manter economicamente durante essa crise da saúde pública, porém todos os esforços devem estar concentrados no combate ao COVID 19, e nisso a União e os estados devem participar de forma ativa, sem demonstrar distinção entre economia, vida e saúde. Portanto, é necessária a garantia do direito à saúde dos brasileiros e utilizar os recursos públicos da forma mais eficaz, investindo no SUS e reconhecendo sua importância, para que haja benefício a toda a sociedade e a integração entre o governo e a população.

Estude mais por aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/25222029

Bons estudos! :)

Anexos:

Camponesa: Perfeita como sempre !! Muito obrigada pela ajuda !!
carlinharamos123: ajuda essa por favor, tô com dúvida
carlinharamos123: https://brainly.com.br/tarefa/26425842
Perguntas similares