Respostas
Resposta:
Em 1776, as Treze Colônias declararam sua independência da Grã-Bretanha. Com a ajuda da França e da Espanha, eles derrotaram os britânicos na Guerra Revolucionária Americana. No Tratado de Paris (1783), a Grã-Bretanha reconheceu oficialmente a independência dos Estados Unidos da América.
Explicação:
O acontecimento representava um golpe de morte nos regimes absolutistas europeus. Mais do que isso, colocava em prática várias das ideias propagadas pelos iluministas.
Ao proclamar a independência, as 13 Colônias formaram uma república presidencialista e federativa: os Estados Unidos da América. Para elaborar a Constituição, cada estado enviou representantes à Convenção Constitucional de Filadélfia. Duas correntes políticas se distinguiram: os republicanos, liderados por Thomas Jefferson; e os federalistas, liderados por Alexander Hamilton e George Washington.
Os republicanos defendiam um poder central forte, enquanto os demais acreditavam que os estados deveriam contar com autonomia e poucos palpites impostos pelo governo.
Não se pode afirmar que existia um ideal nacionalista entre a população das 13 Colônias. Com interesses distintos, o que as unia era, sobretudo, um profundo sentimento antibritânico. O nacionalismo só se mostrou presente ao longo do século XIX, quando a independência já estava consumada.
Com a ajuda da França e da Espanha, eles derrotaram os britânicos na Guerra Revolucionária Americana. No Tratado de Paris (1783), a Grã-Bretanha reconheceu oficialmente a independência dos Estados Unidos da América.