• Matéria: Filosofia
  • Autor: xeuvr
  • Perguntado 7 anos atrás

Para os gregos, mito é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador. (CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia, 1996, p. 28). Sobre esse aspecto do conhecimento mitológico, é CORRETO afirmar que

Respostas

respondido por: ribeiroisabella581
99

O mito revela alguma coisa que é aceita sem contestação nem questionamento. Trata-se portanto, de uma primeira narrativa que atribui sentido ao mundo.

respondido por: larissamagrani
2

O mito revela alguma coisa que é aceita sem contestação nem questionamento. Trata-se, portanto, de uma primeira narrativa que atribui sentido ao mundo.

Mito diz respeito às explicações do princípio das coisas e do cosmos por intermédio dos deuses e das suas ações. Os deuses pagãos são seres divinos com características humanas.

Com isso, a crença de que os deuses influenciam diretamente na vida humana vem da mitologia, como: "Ilíada", "Odisseia", de Homero.

A sociedade antiga grega tinha como religião o politeísmo. "Poli" significa "muito" e "teísmo", "deus". Assim, quem é politeísta é aquele que acredita em mais de um deus.

Os gregos acreditavam em vários deuses e cada um tinha uma característica: Atena é deusa da sabedoria, Afrodite, deusa da beleza, Eros, deus do amor e etc.

Os deuses tinha atributos humanos. Inclusive, corpos e atitudes. Assim, os deuses agiam conforme sentimentos de amor, ódio, paixão, ira, angústia, vingança.

Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/29060400

Anexos:
Perguntas similares