no seculo XVIII a produção do ouro provocou muitas transformações na colonia. entre elas podemos destacar
Respostas
Resposta:
Podemos compreender que com a introdução do ciclo aurífero na economia grandes além de importantes transformações puderam ser observadas no mundo e na colônia, principalmente.
Dentre estas, podemos certamente evidenciar o fato de que tais mudanças promoveram o aumento da produção de alimentos, além de mudanças em se tratando dos eixos econômicos em questão. Logo, assinalaremos como correta a letra E)o aumento da produção de alimentos ,a integração de novas áreas por meio da pecuária e do comércio,a mudança do eixo econômico para o Sul.
A descoberta do ouro nas Minas Gerais pelos bandeirantes gerou muitos impactos, entre eles a corrida do ouro, que fez com que muitas pessoas saíssem da metrópole (Portugal) e viesse para a colônia. Nesse sentido, Portugal teve que tomar medidas para esse controle, tinha muita gente saindo do país. As pessoas atraídas pelo ouro acabaram entrando em conflito com os bandeirantes, que ''acharam primeiro'' o ouro, originando a guerra dos emboabas. Além disso, o ouro interessava muito a coroa portuguesa, que passou a estabelecer um controle mais rígido da colônia, criando a Intendência das Minas, para controlar o ouro que circulava, assim o imposto era cobrado através das casas de fundição, nelas o ouro devia receber selo e ser transformado em barras, quando as pessoas levavam esse ouro para realizar esses procedimentos, a coroa cobrava o quinto, que era pegar 20% do ouro para ela. Toda essa fiscalização gerou mais revoltas, uma delas foi a Filipe dos Santos, também conhecida como Revolta de Vila Rica. Outro fator importante, foi que ao perder a guerra dos emboabas citada anteriormente, os bandeirantes se obrigaram a sair da região, interiorizando ainda mais, principalmente atrás das drogas do sertão.