• Matéria: História
  • Autor: Kitsune22
  • Perguntado 6 anos atrás

Fale um pouco de como ocorreu a regulamentação da Engenharia no Brasil.

Respostas

respondido por: madarauchihab14
2

Resposta:

Com a vinda da família real para o Brasil, houve um investimento em novas obras e o profissional da Engenharia teve um papel fundamental. Em 1880, um decreto fixou requisitos para Engenheiros Civis, Geógrafos e Agrimensores. No entanto, a profissão de engenheiro só foi regulamentada em 1933, por meio do Decreto n°23.196, no qual também foram regulamentadas as profissões de arquiteto e agrimensor.

Uma nova regulamentação veio em 1966, com a Lei Federal n°5.194. Essa lei ainda está vigente, apesar de ter alguns pontos incluídos ou substituídos por legislações mais atuais. A popularização do ensino da Engenharia tornou-se cada vez maior, com mais escolas específicas surgindo e com cada vez mais profissionais certificados chegando ao mercado. Ao mesmo tempo, a Engenharia deixou de ser apenas composta pelas “tradicionais” e foi subdividindo-se à medida que a demanda pelos profissionais surgia.

Atualmente, por exemplo, temos 39 tipos de Engenharia. Com as novas tecnologias e recursos surgindo na velocidade em que estão hoje em dia, é bem provável que novas Engenharias apareçam, tendo em vista o objetivo principal de todas elas, que é contribuir para melhorias na qualidade de vida.

Explicação:

respondido por: MaahOliver2000
1

Engenharia é a aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático, com o intuito de inventar, desenhar, construir, manter e melhorar estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas, materiais e processos. É também profissão em que se adquire e se aplicam os conhecimentos matemáticos e técnicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades que realizem uma função ou objetivo.

Nos processos de criação, aperfeiçoamento e complementação, a engenharia conjuga os vários conhecimentos especializados no sentido de viabilizar as utilidades, tendo em conta a sociedade, a técnica, a economia e o meio ambiente.

A engenharia é uma área bastante abrangente que engloba uma série de ramos mais especializados, cada qual com uma ênfase mais específica em determinados campos de aplicação e em determinados tipos de tecnologia.O conceito de engenharia existe desde a antiguidade, a partir do momento em que o ser humano desenvolveu invenções fundamentais como a roda, a polia e a alavanca. Cada uma destas invenções é consistente com a moderna definição de engenharia, explorando princípios básicos da mecânica para desenvolver ferramentas e objetos utilitários

O termo "engenharia" em si tem uma etimologia muito mais recente, derivando da palavra "engenheiro", que apareceu na língua portuguesa no início do século XVI e que se referia a alguém que construía ou operava um engenho. Naquela época, o termo "engenho" referia-se apenas a uma máquina de guerra como uma catapulta ou uma torre de assalto. A palavra "engenho", em si, tem uma origem ainda mais antiga, vindo do latim "ingenium" que significa "gênio" ou seja uma qualidade natural, especialmente mental, portanto uma invenção inteligente.

Mais tarde, à medida que o projeto de estruturas civis como pontes e edifícios amadureceu como uma especialidade técnica autónoma, entrou no léxico o termo "engenharia civil" como forma de distinção entre a atividade de construção daqueles projetos não militares e a mais antiga especialidade da engenharia militar. Hoje em dia, os significados originais dos termos "engenharia" e "engenharia civil" estão já largamente obsoletos, mas ainda são usados como tal em alguns países ou dentro do contexto de algumas forças armadas.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares