Respostas
A glicose pela ação da enzima hexoquinase ou glicoquinase (músculo e fígado) é fosforilada e forma glicose-6-fosfato, que pela ação da enzima hexose isomerase é transformada em frutose-6-fosfato. Essa por sua vez, pela ação da enzima fosfofrutoquinase 1 (PFK1) * forma frutose-1,6-bifosfato.
Uma reação é catalisada pelas enzimas glucoquinase no "fígado" e hexoquinase "no fígado e outros tecidos". Nessa reação, forma-se glicose 6 fosfato, necessário ATP para fornecer energia para o processo e fosfato para formar o produto, que, por possuir fosfato, torna-se impermeável à membrana, incapaz de escapar da célula.
A glicose 6 fosfato é convertida em frutose 6 fosfato pela ação da enzima glicose 6 fosfato isomerase. A frutose 6 fosfato é então fosforilada, catalisada pela enzima fosfofrutoquinase, que utiliza ATP como fonte de energia e fosfato.
Fosfatos
Os fosfatos são os sais ou ésteres do ácido fosfórico. Eles têm um átomo de fósforo cercado por quatro átomos de oxigênio em forma tetraédrica. Os fosfatos secundários e terciários são insolúveis em água, exceto sódio, potássio e amônio.
ATP e a sua função
O ATP é uma molécula que fornece energia para os processos celulares, incluindo a fosforilação de proteínas. O ATP tem muitos papéis importantes na célula. Uma função importante do ATP é ligar e ativar enzimas chamadas quinases.
Saiba mais sobre glicose em: https://brainly.com.br/tarefa/26781055
#SPJ2