Respostas
Resposta:
Contágio não fala exatamente do coronavírus, mas sim de uma doença da mesma família da Covid-19: a Sars.
Enredo:
Dois dias após retornar de uma viagem a Hong Kong, Beth Emhoff começa a ter convulsões e desmaia. Seu marido, Mitch Emhoff, a leva para o hospital, mas ela morre por uma causa desconhecida. Mitch volta para casa e descobre que seu enteado Clark também morreu, aparentemente pelo mesmo motivo. Mitch é isolado, mas é considerado imune; ele é libertado e volta para casa com sua filha adolescente Jory. Outros casos surgem em Chicago, Hong Kong, Tóquio e Londres.
À medida que o novo vírus se espalha, várias cidades são colocadas em quarentena, e saques e violência eclodem. No CDC, a Dra. Ally Hextall determina que o vírus desconhecido é uma mistura de material genético de vírus transmitidos por porcos e morcegos.
Usando um vírus atenuado, a Dra. Hextall identifica uma possível vacina. Para reduzir o tempo que levaria para obter o consentimento informado dos pacientes infectados, Hextall se inocula com a vacina experimental e visita seu pai infectado. Ela não contrata a doença e a vacina é declarada um sucesso. O governo oferece as vacinas por loteria com base na data de nascimento. A essa altura, o número de mortos chegou a 2,5 milhões nos Estados Unidos e 26 milhões em todo o mundo.
Semelhanças com o coronavírus:
Uma das semelhanças neste filme com a Covid-19 é que o transmissor da doença foi o morcego.
Outra é que os dois vírus começam na China.
Beth, no filme, morre se infecta com o vírus logo após dar um aperto de mão para um mestre-cuca em Hong Kong, que havia preparado um porco que tinha sido mordido por um morcego infectado.
*******************************************************************************
Contágio não é o único filme que fala sobre uma realidade igual ao coronavírus. Outros filmes que falam sobre isso são: Epidemia (1995), Flu (2013), etc.