Há duas posições sobre o modo como o homem entende o mundo, isto é, cada filósofo aborda a teoria do conhecimento de modo distinto.
Platão parte de uma noção idealista, enquanto Aristóteles parte de uma posição realista (ou materialista). Ambos discutem a mesma coisa, que é, basicamente, a essência do ser, ou seja, o que algo é, ou, o que determina o que algo seja.
Seu desafio será apoiar uma das abordagens.
Desenvolva uma breve reflexão apontando qual perspectiva você acha mais coerente (a platônica ou aristotélica).
Respostas
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Cada abordagem tenta posicionar o problema central do conhecimento partindo de uma perspectiva.
Abordando a perspectiva das ideias, você assume que o conhecimento imediato é de menor importância, sendo o conhecimento reflexivo e elucidativo aquele que realmente é fruto de sabedoria. Por exemplo, podemos construir um prédio apenas a partir dos cálculos, sem a necessidade da experimentação imediata dos tamanhos dos tijolos, mas, sobre a reflexão destes.
Abordando a perspectiva realista, vale considerar que a sabedoria é fruto de uma constatação da própria realidade, isto é, você concordará que o saber, de qualquer forma, exige a constatação imediata do objeto. Por exemplo, só podemos falar de galinhas a partir dos seres os quais isto designa.
Resposta:
Cada método tenta localizar o problema central do conhecimento de uma perspectiva, do ponto de vista ideológico, você acha que a importância do conhecimento instantâneo é baixa, e o conhecimento reflexivo e interpretativo é o verdadeiro resultado da sabedoria, por exemplo, podemos construir um edifício apenas por cálculo, sem ter que testar o tamanho do tijolo imediatamente, mas com base na refletividade do tijolo, ao abordar a visão da realidade, vale considerar que a sabedoria é o resultado da verificação da própria realidade, ou seja, você concordará que, em qualquer caso, o conhecimento precisa ser verificado imediatamente.