• Matéria: Direito
  • Autor: rebecateixeirarosa12
  • Perguntado 6 anos atrás

06. Consulte o site da ANAMATRA Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho e veja a notícia que está lá e diga quais são os artigos da LINDB que estão sendo questionados como sendo inconstitucionais na Ação direta
de Inconstitucionalidade (ADI 6146) e por quê?

Respostas

respondido por: murilomazzui
3

Resposta:

A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) ajuizou no Supremo Tribunal Federal (STF) a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 6146 contra dispositivos da Lei 13.655/2018 que incluíram no Decreto-Lei 4.657/1942 (Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro) medidas sobre segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público.

O relator da ação no STF é o ministro Celso de Mello.

Explicação:

Para a Anamatra, os novos dispositivos impõem que os magistrados atuem sem provocação das partes e em substituição tanto ao Executivo, para atuar em nítido caráter consultivo, quanto ao Legislativo, o que exorbita da atividade jurisdicional e das competências do Judiciário. “Tais normas não podem ser consideradas constitucionalmente válidas, diante dos princípios da inércia de jurisdição, do devido processo legal, da separação de poderes e da independência do Judiciário”, afirma.

Na avaliação da associação, o Judiciário não pode proferir decisão sem a devida provocação das partes, nem “”exercer juízo de futurologia” sobre as consequências das decisões, sobre as alternativas existentes ou sobre os obstáculos e dificuldades para lhes dar cumprimento sem a indicação das partes nesse sentido. A entidade alega ainda que o Judiciário não pode substituir a administração pública para o cumprimento da lei, por meio de ordem judicial.

A Anamatra requer que se dê interpretação conforme a Constituição a expressões do artigo 20 do Decreto-Lei 4.657/1942 e aos artigos 21, 22 e 23, pois violariam o princípio da separação de Poderes.

vide mais em: http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=414378

Perguntas similares