Respostas
Resposta:
O mercantilismo apareceu durante o XVI ao XVIII, e foi baseado em uma forte intervenção do Estado na economia. As premissas desse sistema eram que a riqueza e a prosperidade de uma nação dependiam de capital acumulativo e que o mercado global é inalterável. Da mesma forma, o referido capital era representado por metais preciosos, onde os estados procuravam aumentar seus cofres por meio de uma balança comercial positiva.
O mercantilismo, para atingir seu objetivo de acumular capital, deve ser governado por uma política protecionista que favoreça as exportações e reduza as importações . Dessa maneira, levou aos primeiros casos de intervenção e controle significativo sobre a economia, e foram lançadas grandes bases para o capitalismo atual (o que Marx chamou de "A acumulação original" ).
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
O mercantilismo foi o conjunto de práticas econômicas adotado pelas nações europeias entre o século XV e o século XVIII. Essas práticas econômicas são consideradas pelos historiadores como o estágio de transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista. Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo.
Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano. Por conta disso, muitas das práticas mercantilistas foram aplicadas pelos portugueses durante o período de colonização do Brasil. É importante considerar que o mercantilismo adotou características distintas de acordo com a realidade e a necessidade de cada país europeu.