Carboidratos e lipídeos são os principais fornecedores de energia para as plantas e para os animais. A glicose, um carboidrato, é o principal combustível celular, enquanto amido e glicogênio (carboidratos) e gorduras (lipídeos) representam reservas energéticas.
A capacidade dos animais de estocarem energia na forma de carboidratos é
Escolha uma:
a. igual à das plantas, sendo que os animais apresentam maiores reservas de gordura.
b. reduzida e, por isso, apresentam grandes estoques de gordura; já as plantas armazenam grande quantidade de amido.
c. grande e, por isso, eles apresentam abundantes estoques de glicogênio no fígado e nos músculos; plantas também estocam muito carboidrato na forma de amido.
d. menor que a das plantas – enquanto os animais têm pequenos estoques de amido, as plantas apresentam grandes reservas de glicogênio.
e. maior que a das plantas, que têm suas reservas constituídas, principalmente, de óleos armazenados em todo o organismo.
Respostas
respondido por:
2
Resposta: Letra C
Os carboidratos apresentam diferentes funções nos organismos vivos. Destacam-se: Função energética, função estrutural e a função que você está interessado:
- Função de reserva energética: Além de fornecer energia de maneira imediata, os carboidratos podem ser armazenados de diferentes formas. Nos vegetais, o carboidrato de reserva é o amido; nos animais, o carboidrato de reserva é o glicogênio.
Nos animais o corpo obtém glicose através da dieta (ou seja, a ingestão dos carboidratos) ou da via da gliconeogênese. A glicose obtida a partir destas duas fontes primárias permanece solúvel nos fluídos do corpo ou é estocada na forma polimérica denominada glicogênio. O Glicogênio é considerado a principal forma de depósito de glicose e é encontrado, principalmente, no fígado e músculo e, secundariamente, nos rins e intestinos.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás