Respostas
Nam June Paik é um artista sul-coreano considerado o pai da vídeo arte e que, desde 1960, trabalhou os média como formas e meios de realizar arte, usando principalmente a televisão e o vídeo, mas também satélites e instalações. Paik explora uma relação entre meios materiais e disciplinas artísticas com os seus trabalhos, sendo dos primeiros artistas a ver a potencialidade da televisão e do vídeo para a criação de novas possibilidades artísticas.
Ele combinou a capacidade expressiva da performance com as novas capacidades tecnológicas da imagem em movimento. Usa muito a televisão, não apenas como meio mas como objeto escultural, para poder descontextualizar o uso habitual do monitor.
Paik via no vídeo e nas instalações uma forma de abandono das estruturas tradicionais e formais para puder operar a outro nível o material. Segundo ele, a principal diferença entre a imagem eletrónica e a imagem do cinema e da fotografia é o espaço e como ele deixa de estar confinado e permite a criação de novos objetos e formas de arte.
espero ter ajudado :)