• Matéria: Psicologia
  • Autor: joao1232020
  • Perguntado 7 anos atrás

O abismo racial no ambiente corporativo brasileiro continua profundo, apesar dos recentes esforços de algumas empresas de deixarem de ser apenas brancas. Segundo dados de pesquisa do Instituto Ethos, realizada em 2016, pessoas negras só ocupam 6,3% dos cargos de gerente e 4,7% do quadro de executivos nas empresas analisadas pelo estudo. A situação é ainda mais desigual para as mulheres negras: 1,6% são gerentes e só 0,4% participam do quadro de executivos. São só duas, entre 548 diretores.
Ao longo da história do Brasil, os padrões culturais são marcados pelos casamentos inter-raciais gerando uma população marcada pela diversidade. Mesmo sendo presente desde o início de sua história, a pauta da diversidade cultural nas empresas e organizações é relativamente nova.

Considerando as diferentes formações étnicas da população brasileira, fazendo um recorte para as questões raciais dentro das organizações, diferencie em até 15 linhas, racismo, preconceito e discriminação, traçando um paralelo com a gestão cultural dentro das organizações nas suas dimensões primárias e secundárias.

Respostas

respondido por: lisiemuller
30

Resposta:

E inegável que racismo, preconceito e discriminação existe em nosso meio social. Pode se atribuir a preconceito, julgamento apressado e superficial de uma pessoa ou fato, muitas vezes o preconceito ocorre dentro do ambiente de trabalho, ao julgar por exemplo, a capacidade de um novo colega de trabalho sem antes ter o conhecido, um pré julgamento é uma característica preconceituosa.  No Brasil mesmo sendo crime de racismo, previsto no artigo 140, parágrafo 3º, do Código Penal, ainda existe esse tipo de pratica em nossa sociedade, percebe-se que parte do preconceito no nosso país é oriunda do período da escravidão, o racismo leva o indivíduo a crer que exista raças superiores as demais, tornando se pessoas totalmente indoutas. Preconceituosos e racistas, tende a ser inseguros, e com isso terceirizar as inseguranças e frustrações, fazendo com que algumas pessoas se sintam inferiores a eles e que não podem ter os mesmos direitos, agindo de maneira discriminatória, portanto são características discriminatória.

Explicação:

Perguntas similares