1) (UEPB) A revolução constitucionalista, iniciada em 09 de julho de 1932, foi um grande movimento de contestação ao governo provisório de Getúlio Vargas. Sobre este movimento podemos afirmar:
a) Foi um movimento encabeçado pelas oligarquias agrárias do Nordeste, Minas Gerais e do Rio Grande do Sul, visando à restauração do poder perdido após o movimento de 1930.
b) Após a derrota dos rebeldes, o governo Vargas não mais negociou com as oligarquias que o confrontaram e passou a apoiar, tão somente, os tenentes que sempre estiveram ao seu lado.
c) O principal líder do movimento o capitão Luiz Carlos Prestes, acabou preso e deportado para a União Soviética.
d) Por se tratar de um movimento da classe trabalhadora o governo Vargas resolveu negociar e acabar o movimento de forma pacífica.
e) O movimento conseguiu mobilizar pessoas de todas as camadas sociais de São Paulo. Participaram do movimento industriais, fazendeiros, comerciantes, operários e muitos intelectuais de classe média.
2) (ACAFE/SC) A revolução de 1930 deu início a uma nova etapa de nossa história política, que estendeu-se até 1945. Este período foi marcado pela liderança política de Getúlio Vargas. Sobre este período, apenas uma alternativa não está apropriada. Assinale-a.
a) Em 1932, eclodiu em São Paulo, a Revolta Constitucionalista. Os paulistas declararam guerra ao governo federal.
b) A Constituição de 1934 reconheceu direitos trabalhistas: jornada de trabalho de oito horas diárias e férias anuais remuneradas.
c) Essa revolução, de 1930, representava os interesses políticos dos cafeicultores paulistas e das oligarquias nordestinas.
3) (PUC/PR) Os votos feminino e secreto e direitos trabalhistas foram consagrados, no Brasil, pela Constituição de:
a) 1824
b) 1891
c) 1934
d) 1937
e) 1946
4) (UNAERP) Dentre as opções abaixo, assinale a que não constitui uma inovação trazida pela Constituição de 1934:
a) O voto secreto.
b) O voto feminino.
c) A criação da Justiça do Trabalho.
d) A eleição direta para Presidente da República.
5-Sobre as principais mudanças introduzidas pela Constituição de 1934, assina V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas. Reescreva as alternativas falsas de forma correta em seu caderno.
Verdadeira Falsa
Voto aberto para maiores de 21 anos, o que dificultava a prática de corrupção eleitoral, tão comum nas décadas anteriores;
Voto feminino: ganhando o direito ao voto, as mulheres passaram a ter importância cada vez maior na política;
Justiça Eleitoral: tinha como objetivo zelar pelas eleições;
Ensino primário gratuito, de frequência obrigatória;
Direitos trabalhistas: foram reconhecidos direitos, como jornada de trabalho de 8 horas diárias, descanso semanal remunerado, férias anuais remuneradas, entre outros.
Respostas
Resposta:
1. a)
2. c)
3.d)
4.d)
A-(F)Voto aberto para maiores de 21 anos;o que dificultava a prática da corrupção eleitoral,tão comum ás décadas anteriores.
Falso. A Constituição de 1934 instituiu o voto secreto para maiores de 18 anos.
B-(V)Voto femino:ganhando o direito de voto,as mulheres passavam a ter importância cada vez maior na política.
Correto. As mulheres poderiam votar a partir das eleições que seguissem a instituição da Constituição acima denominada.
C-(V)Justiça eleitoral:tinha como objetivo zelar pelas eleições.
Correto. A Constituição de 1934 previu a criação da Justiça Eleitoral, para garantir a integridade das operações eleitorais.
D-(V)Ensino primário gratuito,de frequência obrigatória;
Correto. A Constituição de 1934 já garante a obrigatoriedade do Ensino primário gratuito.
E-(V)Direitos trabalhistas:foram reconhecidos direitos como jornada de trabalho de 8 horas,descanso semanal remunerado,férias anuais remuneradas,entre outros.
Correto. A Constituição de 1934 garantiu uma série de direitos trabalhistas que até hoje moldam o modelo brasileiro de trabalho. Uma das principais metas era reduzir conflitos latentes entre trabalhadores e empresários e manter a paz social.
Explicação:
Resposta:
Explicação:espero ter ajudado !