2) Fale sobre as principais características do frescobol como: principais regras,
materiais usados durante o jogo, local apropriado e outras curiosidades.
Respostas
Resposta:
O Frescobol é um esporte brasileiro, surgiu no Brasil entre 1945 e 1946, em Copacabana-RJ, após o término da IIa Guerra Mundial, idealizado pôr Lian Pontes de Carvalho, que morava no edifício de n.º 1496, na Avenida Atlântica, esquina de Rua Duvivier, já demolido.
O novo esporte teve como berço o trecho da praia compreendido entre o Copacabana Palace Hotel e a Rua Duvivier ( o chamado posto dois e meio), onde Lian, freqüentador do local e dono de uma fábrica de móveis de piscina, pranchas e esquadrias de madeira, na Rodovia Presidente Dutra, confeccionou as primeiras raquetes após a exposição do que era o jogo de raquetes por Oficiais Franceses, Espanhóis e Inglêses (é interessante assinalar a existência de divertimentos e jogos de raquete, desde o século XV, no norte da França.
O jeu de paume (jogo de palma), consistia em impulsionar uma pequena bola feita de material leve, contra uma parede ou de um lado para outro, com as mãos revestidas pôr uma luva ou correia de couro, e mais tarde, utilizando-se uma pá de madeira. No Museu do Prado, em Madri – Espanha, existe um famoso quadro de Goya datado de 1776, intitulado El juego de pelota, que mostra dois trios de jogadores defrontando-se em um terreno baldio, sem rede ou campo delimitado, portando longas e estreitas raquetes de madeira com pequenas cestas nas pontas, em posição similar a do frescobol. Parece tratar-se de uma variante da pelota basca.
Existem também, situações de jogos semelhantes, praticados na Inglaterra, no reinado de Henrique VIII, o que identifica a região Basca na Europa como introdutora deste tipo de atividade de jogo de raquetes para divertimento).
Vendidas na praia com o auxilio dos guarda-vidas (sem o intuito de patenteá-las, ele chegou a comercializar boa quantidade delas para uma loja do centro da cidade). Os que não podiam comprar ou mandar fazer suas raquetes em serrarias cortavam pedaços de madeiras nas obras dos prédios em construção na Av. Atlântica e lhes davam forma e acabamento aparando-as árdua e pacientemente com cacos de vidro, serra tico-tico e lixa.
Explicação: