• Matéria: Filosofia
  • Autor: gbs5678
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo de 30 linhas sobre o pensamento de xenofanes???,,​

Respostas

respondido por: fernandapcmoraownpp9
1

Resposta:

As preocupações dos primeiros pensadores se voltavam para a cosmologia, ou seja, buscavam entender a razão que regia o universo iniciando o processo de desligamento dos relatos míticos, ou seja, procuravam formular uma explicação racional para o universo sem recorrer ao sobrenatural, uma vez que basicamente todos os fenômenos tinham origem em fatos mitológicos. Zeus, por exemplo, tinha o poder dos fenômenos atmosféricos e com sua mão direita mandava chuva para as plantações. Os filósofos buscavam um princípio ou elemento primordial a partir do qual procuravam explicar os fenômenos naturais, surgindo assim o que ficou conhecido como pensamento filosófico.

Os primeiros filósofos da Grécia Antiga, que viveram por volta de século VI a.C. foram posteriormente classificados como pré-socráticos, uma vez que a filosofia grega se centralizou na figura de Sócrates (470-399 a.C.). Os escritos dos primeiros filósofos, entre eles os de Xenófanes, desapareceram com o tempo, e só restaram alguns fragmentos ou referências feitas por outros filósofos posteriores, entre eles, Aristóteles (384-322 a.C.), em seu livro Metafísica, Teofrasto (371-287), sucessor de Aristóteles, e Tito Flávio Clemente (150-215) em sua obra Tapeçarias.

Teorias de Xenófanes

Xenófanes combatia as ideias sobre o antropomorfismo, crença dominante que atribuía aos Deuses formas ou atributos humanos. O filósofo pregava a ideia de que o verdadeiro deus é único, com poderes absolutos. Possuía características próprias, se diferenciando do homem.  No livro, Metafísica, o filósofo Aristóteles escreveu que Xenófanes foi o primeiro a identificar que o “Um” não é apenas um conceito ou uma matéria, mas está ligado a “Deus”. Como Xenófanes se dedicou a demonstrar a unidade e perfeição de deus, muitos acreditam que ele se aproximava mais de um reformador religioso do que de um filósofo propriamente dito.

Xnófanes destacou os valores intelectuais do homem, quando afirmou que a superioridade do ser humano se encontra na inteligência e na sabedoria, que eram as verdadeiras forças para o desenvolvimento, e não nos dotes físicos, que na época eram muito valorizados pelos gregos. Para ele, não adiantava lutar por um corpo perfeito, pois tudo vem da terra e para ela volta. A terra é o princípio das coisas, principalmente do homem, que é feito de terra e água.

Como um poeta nômade, tornou-se através de suas andanças um homem sábio e instruído, que sabia interrogar e narrar. Viveu provavelmente mais de 92 anos, como ele mesmo transcreve nesse verso: “Já sessenta e sete anos se passaram, / Fazendo vagar meu pensamento pela terra da Hélade, / De meu nascimento até então vinte e cinco anos a mais, / Se é que eu sei falar com verdade sobre isso”. Xenófanes teria falecido provavelmente em 475 a.C.

Explicação:

Perguntas similares