Perto do ano 1000, manifestações de medo foram verificadas em todo o Ocidente, como se o fim do milênio trouxesse consigo o fim dos tempos. Tal situação deve ser entendida como:
A
manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal.
B
indício do crescente analfabetismo das camadas populares e diminuição da religiosidade clerical.
C
decorrência da tomada do Império Bizantino pelos muçulmanos do norte da África.
D
traço típico de uma sociedade em transição que se tornava mais clerical e menos guerreira.
E
característica do momento de centralização política e de formação das monarquias nacionais.
Respostas
Resposta:
item a
Explicação:
Nesse período, o mundo ocidental conhecido estava quase completamente sob influência da Igreja Católica, que afirmava que com a virada do milênio chegaria o fim do mundo. A população acreditava nessas previsões também por causa de acontecimentos recentes, como uma grave crise econômica (provocada pelo desmembramento e queda do Império Carolíngio), ataques de outros povos invasores que deixaram muitas aldeias despovoadas, trânsito mais frequente de cometas e nascimento de crianças e animais com deformidades congênitas.
As manifestações de medo que começaram pouco antes do ano 1000 têm relação com a alternativa A) manifestação da crescente religiosidade que caracterizava a sociedade feudal.
No período do feudalismo, que era como se organizava a sociedade na maior parte da Idade Média, a população estava sob influência da Igreja Católica, que acabava por controlar como as pessoas viviam. Os indivíduos acreditavam nas previsões da Igreja, que dissertava sobre o fim do mundo na virada do milênio.
Para que essa manifestação de medo fosse ainda mais intensificada, ainda haviam outros fatores do período, como uma grande crise econômica que abalava a sociedade, além da invasão de outros povos a reinos consagrados, bem como o nascimento de crianças com deformidades.
Veja mais sobre as previsões de fim do mundo no ano 1000 em:
https://brainly.com.br/tarefa/16995151