9) “Os átomos movem-se no vazio e agarram-se, chocam-se, e alguns ricocheteiam… e outros ficam emaranhados…” (Simplicius, século V d.C.) Hoje sabemos que os átomos emaranhados são resultado de uma ligação entre eles. Nos átomos, os elétrons que participam de uma ligação normalmente fazem parte do nível de valência. Quantos elétrons estão presentes no nível de valência do bromo (80 35Br)?
Preciso de cálculos!
Respostas
Na representação da tabela periódica, o número maior é sempre a massa atômica (A), e o número menor é sempre o número atômico (z), que corresponde ao número de prótons.
Sabemos então, que A = 80 Z=35
Só que como foi dito antes, z = número de prótons, ou seja, o átomo tem 35 prótons no núcleo. Em átomos no estado fundamental, quando não temos aquelas cargas em cima do elemento (+1,-1...) indicando se ele ganhou ou perdeu elétrons, o número de elétrons é igual ao número de prótons = 35.
Sabendo que o átomo tem 35 elétrons, faremos então a distribuição eletrônica.
1s², 2s², 2, 3s², 3, 4s², 3, 4
Sabendo que os números maiores são os Níveis, as letras os subníveis, e os expoentes indicam a quantidade de elétrons contidos em cada subnível, vemos que a camada de valência, ou seja, nível mais externo, é o número 4, que contém 2 elétrons no subnível s, e 5 elétrons no subnível p, totalizando assim 7 elétrons.