• Matéria: Matemática
  • Autor: Beca451
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual a diferença entre as expressões "descontos" e "acréscimos" em contas de porcentagem?

Respostas

respondido por: vitnho2804
3

Resposta:

Explicação passo-a-passo:

A matemática financeira não está restrita aos problemas matemáticos e conteúdo dos livros didáticos, mas sim possui suas noções inseridas no cotidiano de todos nós mesmo que não tenhamos noção disso.

Seja para realizar transações na bolsa de valores ou calcular o preço de um alimento em um mercado, a aplicação de aumentos e descontos é um conhecimento fundamental para a economia pessoal e de um país.

Os diversos anúncios de descontos nas lojas informando que os produtos sofreram um determinado decréscimo percentual são um dos eventos que abordam o uso da matemática financeira.

A inflação, por outro lado, gera acréscimos em sequência que alteram o valor de diversos produtos no mercado. Para entender e resolver problemas que envolvam esse tipo de situações, precisamos aprender a realizar as operações básicas da matemática financeira.

Observe um problema simples de acréscimo percentual:

1) Um reajuste inflacionário de 25% alterou o preço de uma mercadoria que custava R$70,00. Qual é o preço do produto após o aumento?

Relembrando conceitos de porcentagem, obtemos que 25% = 0,25. Sabendo que o valor do produto em decimas é igual a 0,100, podemos afirmar que acrescentar 25% do valor é somar 0,100 e 0,25. Ou seja, o valor final é 1,25.

70 * 1,25 = 87,50

Perguntas similares