Questão 04 – (UESPI/2008).A construção da história requereu lutas contra as dificuldades naturais e grande capacidade de invenção. Muitas reflexões filosóficas foram importantes para pensar a condição da cultura. Os sofistas contribuíram com essas reflexões, quando:
a) defenderam a relatividade, mostrando as impossibilidades para se chegar à verdade universal.
b) confirmaram as teorias políticas de Sócrates, ressaltando o valor da república democrática. c) seguiram os ensinamentos do cristianismo, fundando uma religião sem rituais e hierarquias.
d) ampliaram as dimensões da filosofia platônica, afirmando a força do idealismo estético para a arte.
e) criticaram as idéias de Aristóteles, embora aceitassem suas reflexões sobre os fundamentos da verdade.
Respostas
Resposta:
Letra A
Explicação:
Sofistas propagavam a ideia de que o conhecimento é relativo, isto é, só será verdade aquilo que for útil para ação humana.
Os sofistas entendiam que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica (a).
Os sofistas, para Sócrates, não tinham compromisso com a verdade. Com o intuito de convencer, os sofistas acreditavam que a verdade partia do homem e deve ser mediada pela palavra.
A famosa frase de Protágoras diz: "O homem é a medida de todas as coisas" e afirma que cabe ao homem revelar a verdade, pois a verdade não é evidente. Assim, a verdade parte do sujeito e não existe de modo intrínseco e inato.
Já Sócrates defendia a vida filosófica, onde a verdade era o seu fim. Por isso, a filosofia não deve ser usada para convencimento, mas para proclamar a verdade que há nas coisas.
Link: brainly.com.br/tarefa/5806865