Respostas
Resposta:
Linguagem Objetiva é um estilo de escrita simples e eficiente que permite ao leitor entender facilmente o que está escrito.[1] A linguagem simples se esforça para ser fácil de ler, entender e usar.[2] Evita verbosidade, linguagem complicada e jargão. Em muitos países, as leis determinam que as agências públicas usem linguagem simples para aumentar o acesso a programas e serviços. A Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência inclui a linguagem clara como um dos "modos, meios e formatos de comunicação".[3]
Há algumas associações internacionais que divulgam o uso da linguagem simples, ou plain language, em inglês, como a PLAIN e a Clarity International.
No Brasil, o conceito de linguagem acessível para informação clara vem sendo estudado, divulgado e aplicado por um grupo de profissionais e pesquisadores de comunicação desde 1988.
Linguagem Subjetiva
Entende-se por subjetivo aquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.
Resposta:
A linguagem Objetiva é um estilo de escrita simples e eficiente que permite ao leitor entender facilmente o que está escrito.
A linguagem Subjetiva está presente naquele texto que expressa a visão pessoal do autor a respeito de algum assunto. Assim, o autor recorre, por exemplo, às metáforas, às metonímias ou a qualquer outro tipo de linguagem figurada para expor suas idéias.