"Durante muito tempo a predominância do texto verbal sobre o visual deixou o ilustrador à margem do prestígio da autoria do livro. Depois de um texto pronto, o ilustrador era contratado pelo editor para o serviço de ilustrar, geralmente sendo pago pela quantidade de imagens produzidas e não participando do lucro sobre o número de vendas. Era comum o nome do ilustrador ficar excluído da capa do livro ou, quando aparecia, era sempre em letras mínimas num canto sem destaque".
(Trecho do LD, seção. 4.1, p. 4.)
A respeito do autoria do livro infantojuvenil, é possível afirmar que:
Alternativas:
a) Durante muito tempo a predominância do texto verbal sobre o visual deixou o ilustrador à margem do prestígio da autoria do livro. Era comum o nome do ilustrador ficar excluído da capa do livro ou, quando aparecia, era sempre em letras mínimas num canto sem destaque.
b) O livro ilustrado contemporâneo difere daquele livro com ilustrações, quando a imagem era um mero acessório e aparato estético. Atualmente, o código visual predomina sobre o verbal.
c) A produção atual para o público infantojuvenil apresenta uma relação tão intrincada entre texto e imagem que é comum ilustradores assumirem também a autoria do texto verbal, o que acarretará na iminente extinção do escritor puramente verbal.
d) Na década de 70, com o boom da produção dos livros infantojuvenis, os ilustradores passaram a ganhar autonomia e reconhecimento. Atualmente, porém, estes profissionais lutam pelo reconhecimento de seu trabalho, sempre ameaçados pela predominância da autoria verbal da obra infantil.
e) Cada vez mais conscientes da função narrativa do código visual, as imagens passaram a ocupar espaços maiores, contemplando a página dupla e tentando, assim, prevalecer sobre o código verbal.
Respostas
Resposta:
Explicação:Aap4 - Literatura Infantojuvenil
1=capa; acabamento; folha de rosto; miolo, lombada
2=A relação entre a imagem e o texto é íntima e variada, podendo haver entre estes códigos tanto uma atração por similaridades ou um afastamento por discrepância, de acordo com a intenção dos autores e do propósito da narrativa.
3=Durante muito tempo a predominância do texto verbal sobre o visual deixou o ilustrador à margem do prestígio da autoria do livro. Era comum o nome do ilustrador ficar excluído da capa do livro ou, quando aparecia, era sempre em letras mínimas num canto sem destaque.
4=
I - ao caráter híbrido do livro ilustrado infantojuvenil moderno;
II - ao dinamismo das linguagens utilizadas;
III - à múltipla autoria do livro;
Resposta:
Durante muito tempo a predominância do texto verbal sobre o visual deixou o ilustrador à margem do prestígio da autoria do livro. Era comum o nome do ilustrador ficar excluído da capa do livro ou, quando aparecia, era sempre em letras mínimas num canto sem destaque.
Explicação:
corrigida pelo ava