4.Um dos principais tipos de migrações internacionais existentes é a chamada “fuga de cérebros”, que consiste:
a) na perda de trabalhadores com baixa qualificação técnica para países estrangeiros, geralmente mais desenvolvidos.
b) na migração de trabalhadores sem experiência profissional para países com baixo nível de desenvolvimento.
c) na adoção de políticas internacionais para facilitar o deslocamento dos profissionais de alta capacidade e boa formação escolar.
d) no deslocamento em massa de profissionais especializados e de grande conhecimento para outros países.
e) no tráfico internacional de órgãos e pessoas, responsável pela morte de muitos imigrantes, geralmente ilegais.
Respostas
Resposta: Alternativa correta: letra D
Explicação: A “fuga de cérebros” é um termo utilizado para designar a grande perda de pessoas com elevada qualificação técnica e com ampla formação acadêmica. Essa questão é considerada problemática por muitos países no sentido de reduzir o grau de formação e atuação de sua população.
A “fuga de cérebros” consiste no deslocamento em massa de profissionais especializados para outros países. Alternativa D.
Esse fenômeno pode ser advindo de diversos fatores, desde conflitos internos que não possibilitam o pleno exercício de profissões, sua baixa valorização no território de origem, e ainda por motivos de maior aquisição de conhecimento para se agregar mais valor a profissão exercida.
A fuga de cérebros causa preocupação aos países que perdem esses profissionais especializados para nações desenvolvidas que certamente serão beneficiadas com essa emigração em massa.
No entanto, para algumas nações que vivem em constante guerra, ou ainda sob o domínio de governos ditatoriais, trata-se de uma situação inevitável.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/1725663
Bons estudos!