Respostas
Resposta:
mapas, direção pelo sol e a bússola utilizando a rosa dos ventos.
Resposta:
O GPS (Sistema de Posicionamento Global) é formado por três segmentos: o espacial, de controle e utilizador.
O espacial é composto por 24 satélites distribuídos em seis planos orbitais. O segmento de controle é responsável pelo monitoramento das órbitas dos satélites. Por fim, o segmento do utilizador é o receptor GPS, responsável pela captação dos sinais fornecidos pelos satélites.
Explicação:
Alternativas ao GPS
Com a popularização do GPS o usuário tornou-se mais exigente, com isso surgiram tecnologias alternativas para tentar superar as falhas do GPS. Algumas delas são:
DGPS
O DGPS ou GPS diferencial possui estações base que fazem o posicionamento global e comparam com suas posições reais, e com isso calculam o erro nas medições e a partir daí calculam o fator de erro em cada satélite e envia ao receptores DGPS. Os receptores gravam os fatores de erros e compensam esses fatores em sua próximas medições, aumentando muito o nível de precisão.
WAAS
O WAAS funciona como um GPS diferencial, porém ao invés de corrigir os erros em uma base terrestre, a correção é feita através de um satélite geo-estacionário, cobrindo uma área bem maior.
EGNOS
O EGNOS é o equivalente europeu do WAAS.
GLONASS
É o equivalente russo do GPS. Possui uma alta taxa de erros se comparado ao GPS por ainda estar sendo desenvolvido. Seu número de satélites ainda é pequeno. A conclusão do projeto está prevista para 2009.
Compass
O Compass é o equivalente ao GPS chinês. Conta com um enorme número de satélites em operação, fornecendo uma boa precisão e boa cobertura de satélites. O projeto foi desenvolvido para fins militares como no GPS e GLONASS.
GALILEO
É o sistema de posicionamento global europeu. Ao contrário do GPS, GLONASS e Compass, o GALILEO desde o início foi projetado para o uso civil. O sistema ainda está em desenvolvimento e apresentará diversas vantagens em relação aos concorrentes, como uma maior precisão, maior cobertura de satélites e principalmente por ter todos os recursos liberados para o uso civil.
GNSS
A idéia do GNSS é de unir o sistema GPS, desenvolvido e controlado pelos EUA, com o GLONASS, desenvolvido pela Rússia e equivalente ao GPS. A união traria diversas vantagens tais como um maior número de satélites e a liberação total da tecnologia para uso civil.