o) Por que, ao final do texto, o narrador afirma que "as paredes, por si sós, faziam as delicias da
pequenada"?
Respostas
Resposta:
porque a decoração chamava a atenção da crianças...
Explicação:
1) Vontade de curar-se da doença para misturar às crianças que, ao seu ver, eram alegres; e, no primeiro dia, sentiu o coração batendo com grande contentamento por estar naquela escola.
2) É Possível inferir pelo texto que o narrador relaciona a palavra DIA à escola nova cujos alunos e diretora o receberam de modo afetivo e carinhoso. Quanto à palavra NOITE, pelo texto, que se refere à escola anterior, localizada no povoado de onde ele vinha, cujos alunos eram tristes e o professor, carrancudo.
3) Nessa frase, o termo “acanhadinha” foi empregado para caracterizar a igreja que, além de velha, era pequena. Para o narrador, contudo, essa igreja tinha uma grandiosidade que o deixava deslumbrado.
4) Alternativa D.
5) A - Dona Janoca achava que a educação (instrução) era necessária para que as pessoas se tornassem alguém na vida, ou seja, ocupassem um espaço social.
B - Ela usava essa opinião para convencer os pais que se recusavam a mandar o filho à escola.
6) Porque eram inteiramente decoradas com quadros, bandeiras, mapas, fotografias, figuras recortadas de revistas, retratos de grandes homens, coleções de insetos, vistas de cidades etc. que permitiam aos alunos conhecerem coisas e lugares do Brasil e do mundo.
Explicação: