1. Observe o texto a seguir sobre a gênese do pensamento filosófico:Entre o fim do VII século e o começo do VI a.C., o problema cosmológico é o primeiro a destacar-se claramente como objeto de pesquisa sistemática diferente do impreciso complexo de problemas que já ocupavam a mente dos gregos ainda antes do surgir de uma reflexão filosófica verdadeira e própria. (MONDOLFO, Rodolfo. O Pensamento Antigo, São Paulo: Mestre Jou, 1966, p. 31.) O texto retrata, com clareza, o problema cosmológico, objeto de estudo da filosofia *
a) Socrática.
b) Platônica.
c) Pré-socrática.
d) Mítica.
e) Helênica.
2. Considere o seguinte texto do filósofo Heráclito (século VI a.C.)."Para as almas, morrer é transformar-se em água; para a água, morrer é transformar-se em terra. Da terra, contudo, forma-se a água e da água, a alma”Heráclito. Fragmentos, extraído de: MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2000. Tradução do autor.Em relação ao excerto acima, podemos afirmar que ele ilustra: *
a) a concepção heraclitiana que valoriza a importância do movimento na descrição da realidade.
b) a concepção dialética do pensamento heraclitiano, segundo a qual o movimento é uma ilusão dos sentidos.
c) a concepção heraclitiana da realidade, segundo a qual a multiplicidade dos fenômenos subjaz uma realidade única.
d) o pensamento religioso de Heráclito, segundo o qual a morte é a libertação da alma.
e) a ideia de que tudo é igual e permanece sempre o mesmo, imobilismo.
3. Mario Quintana, no poema “As coisas”, traduziu o sentimento comum dos primeiros filósofos da seguinte maneira: “O encanto sobrenatural que há nas coisas da Natureza! [...] se nelas algo te dá encanto ou medo, não me digas que seja feia ou má, é, acaso, singular”. Os primeiros filósofos da antiguidade clássica grega se preocupavam com: *
a) Cosmologia, estudando a origem do Cosmos, contrapondo a tradição mitológica das narrativas cosmogônicas e teogônicas.
b) Política, discutindo as formas de organização da polis e estabelecendo as regras da democracia.
c) Ética, desenvolvendo uma filosofia dos valores e da vida virtuosa.
d) Epistemologia, procurando estabelecer as origens e limites do conhecimento verdadeiro.
e) Ontologia, construindo uma teoria do ser e do substrato da realidade.
4. TEXTO I - Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma-se em pedras. (BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2006 (adaptado). TEXTO II - Basílio Magno, filósofo medieval, escreveu: “Deus, como criador de todas as coisas, está no princípio do mundo e dos tempos. Quão parcas de conteúdo se nos apresentam, em face desta concepção, as especulações contraditórias dos filósofos, para os quais o mundo se origina, ou de algum dos quatro elementos, como ensinam os Jônios, ou dos átomos, como julga Demócrito. Na verdade, dão a impressão de quererem ancorar o mundo numa teia de aranha”. (GILSON, E.; BOEHNER, P. História da Filosofia Cristã. São Paulo: Vozes, 1991 (adaptado). Filósofos dos diversos tempos históricos desenvolveram teses para explicar a origem do universo, a partir de uma explicação racional. As teses de Anaxímenes, filósofo grego antigo, e de Basílio, filósofo medieval, têm em comum na sua fundamentação teorias que *
a) eram baseadas nas ciências da natureza.
b) refutavam as teorias de filósofos da religião.
c) tinham origem nos mitos das civilizações antigas.
d) postulavam um princípio originário para o mundo.
e) defendiam que Deus é o princípio de todas as coisas.
Respostas
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Oi, tudo bom?
Vamos lá:
1. c) Pré-socrática
- O objeto de estudo dos primeiros filósofos, também conhecidos como filósofos da natureza, era o problema cosmológico, ou seja: explicação racional da natureza.
2. a) a concepção heraclitiana que valoriza a importância do movimento na descrição da realidade.
- Heráclito foi o filósofo do movimento, era no movimento que descrevia a realidade: ''o homem não pode entrar duas vezes no mesmo rio; o rio já não é mais o mesmo, nem o homem''.
3. a) Cosmologia, estudando a origem do Cosmos, contrapondo a tradição mitológica das narrativas cosmogônicas e teogônicas.
- As primeiras filosofias buscaram contrapor o mito como explicação da realidade, estudando a natureza de forma racional.
4. d) postulavam um princípio originário para o mundo.
- Ambos os filósofos da questão elencam um princípio originário. Anaxímenes dizia ser o ar, já Basílio dizia ser Deus.
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Bons estudos!
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Explicação:
Alternativa (C)
Os filósofos pré-socraticos buscavam um PRINCÍPIO, a explicação do mundi, a lógica, a cosmologia.
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