1. Explique o que é Rito e o diferencie de Ritual.
Sua resposta
2. Em seu cotidiano você realiza alguns rituais, que constituem sua rotina. Faça uma lista com os principais rituais que executa em seu dia a dia. Por exemplo: “quando acordo a primeira coisa que faço, antes de levantar, é me espreguiçar. Depois vou até o banheiro e lavo meu rosto, escovo meus dentes, penteio meus cabelos”. Sequêncie seus rituais diários.
Sua resposta
3. Leia o texto abaixo e em seguida realize a atividade:
Maracá: o objeto sagrado no ritual indígena
Você já reparou como existem objetos interessantes nas celebrações religiosas? Na igreja durante o culto, ou durante a missa, você pode observar muitos objetos que as vezes são utilizados pelo padre ou pelo pastor ou, ainda, objetos que ficam ali sem que ninguém os toque. Cada religião possui os seus próprios objetos sagrados. Os indígenas em seus rituais também possuem muitos objetos sagrados, entre eles o maracá. Maracá é um chocalho feito com uma cabaça ou porunga, que é a fruta de uma planta. Mas também é feito de ovos de ema, coco, entre outros. Os indígenas costumam pintar o maracá e no seu interior colocar sementes, pedrinhas, entre outros. E assim, quando balançados produzem som muito agradável. Depois de pronto o maracá é utilizado nas cerimônias religiosas, que incluem as danças, as festas, as curas, etc. Os indígenas acreditam que o som do maracá produz uma magia muito positiva, capaz de curar, de trazer alegria e proteção e por isso é um objeto de poder. Aquele que o toca em um ritual, muitas vezes, é líder religioso da comunidade, o pajé. O maracá com seu interior oco lembra o mundo todo, grande e arredondado, e as sementes que existem dentro dele lembram os espíritos daqueles que deixaram saudades e já faleceram, os ancestrais.
a) maracá escreva o seu significado.
Sua resposta
b) descreva o significado destes objetos e em que ritual são usados.
Sua resposta
4. Pesquisar sobre músicas presentes nos rituais das matrizes religiosas (ocidental, indígena, africana, oriental). Você deve pesquisar ao menos uma música para cada matriz religiosa. Explique qual é o papel delas nos rituais.
Acho que é isso espero ter ajudado
Respostas
Resposta:
1)Rito é um pouco diferente de ritual, dando continuidade ao mito. No sentido mais geral, é uma sucessão de palavras e atos que, repetida, compõe uma cerimônia (religiosa ou civil). Apesar de seguir um padrão, o rito não é mecanizado, pois pode atualizar um mito, mantendo ensinamentos ancestrais e sagrados.
2)pessoal
EX: acordar, lavar o rosto, escovar os dentes, estudar, jogar e dormir
3)a)chocalho indígena, us. em festas, cerimônias religiosas e guerreiras, que consiste em uma cabaça seca, desprovida de miolo, na qual se metem pedras ou caroços; bapo, maracaxá, xuatê.
b)A CRUZ
A Cruz é o mais conhecido simbolo do cristianismo, é a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo.
A BÍBLIA
É a sagrada escritura conjunto de livros do antigo e do novo testamento que contém as doutrinas que orientam o comportamento dos cristãos.
HÓSTIA
É o termo usado para o pão consagrado pelo sacerdote ordenado, é utilizado no ritual da comunhão católica.
4)A música sacra, em sentido restrito (e mais usado), é a música erudita própria da tradição religiosa cristã católica e ortodoxa. Em sentido mais amplo é usado como sinônimo de música litúrgica, que é a música própria para missas e ritos religiosos.
A palavra rito tem origem no latim e é um termo que se refere aos costumes invariáveis, já estabelecidos por meio de regras ou normas de uma cerimônia de determinada cultura ou religião.
Um rito é baseado nas crenças das pessoas que o realizam e é uma forma de simbolizar e transmitir as ideias e os conceitos de algum tipo de mito.
Enquanto o rito é o conceito por trás de tudo, o ritual é a prática. Dessa forma, a celebração do rito, isto é, a concretização dos costumes, das regras estabelecidas e dos ensinamentos tradicionais é chamada de ritual.
Formado por um conjunto de ações, símbolos, palavras e/ou gestos, o ritual - palavra que também tem origem no latim - é feito com o objetivo de celebrar uma tradição e alcançar um determinado resultado.
2) Você pode colocar seus rituais diários na ordem cronológica em que eles acontecem, por exemplo:
1. Acordar e ir ao banheiro
Pode ser algo que você faz com frequência, portanto é o primeiro passo.
2. Tomar o café e escovar os dentes
Pode ser outra atitude que você toma pela manhã, geralmente, as pessoas costumam tomar o café da manhã e escovar os dentes.
3. Ir ao trabalho / Ir à escola
Seguindo as primeiras atitudes matinais, você pode incluir o que faz pelo resto do dia, seja no trabalho ou na escola.
A partir daí, é só você ir colocando o que faz quando chega em casa, e também antes de ir dormir.
3) O maracá é um cochalho indígena, usado nas cerimônias religiosas e guerreiras, que consiste numa cabaça seca e desprovida de miolo, na qual se metem pedras ou caroços.
Existem outros objetos religiosos, um dos mais famosos da região Ocidental do planeta é a Cruz do Cristianismo.
A cruz é um objeto que simboliza a vitória do filho de Deus sobre a morte, ou também seu sacrifício em prol da humanidade.
4) Sobre as músicas presentes em rituais nas mais diversas religiões, podemos destacar a música gospel no cenário cristão, além de utilizarem muito de corais.
Nos rituais indígenas utiliza-se a música para associar o universo em seus rituais religiosos onde flautas e tambores são usados pelos índios.
Assim como a dança, a música é algo essencial nos rituais religiosos africanos, sempre com a intenção de representar a história, baseados em instrumentos de percussão como tambores e xilofones.
No Oriente, a religião do budismo possui mantras tradicionais inspirados na religião, ajudando na meditação e na concentração.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/27744439