Leia atentamente o texto a seguir:
A motivação no trabalho é fundamental para os resultados da organização, pois estimula o funcionário a alcançar a excelência no desempenho e ainda promove a melhoria nas metas, produtos e serviços oferecidos pela empresa. No entanto, ela está sujeita a instabilidades e desafios.

As empresas estão sempre em busca de funcionários que tenham uma performance aprimorada. No entanto, muitas vezes se esquecem de que elas também precisam realizar ações para que o indivíduo tenha motivação para trabalhar.

O baixo desempenho dos profissionais nas atividades diárias acende o alerta. Sem a motivação para o trabalho, o foco e o comprometimento desaparecem. Como consequência, a produtividade cai e os ganhos ficam aquém do desejado.

A sugestão é implantar e observar indicadores, como o de produtividade, por exemplo. Determine o que é esperado de cada colaborador diariamente – uma meta viável.
Ao atingir entre 75% e 100% de tarefas concluídas, você tem uma boa produtividade. Abaixo disso, pode ser sinal de falta de motivação no trabalho.

Por isso, é muito importante ficar atento e avaliar constantemente o desempenho dos funcionários para que se consiga identificar a ausência da motivação e se consiga desenvolver meios de revertê-la.
Adaptado de: SBCOACHING. Motivação no trabalho: aprenda a estimular a melhoria no desempenho da sua equipe. 11 jul. 2019. Disponível em:

Com base no exposto acima, redija um texto dissertativo explicando os dois fatores propostos pela teoria de Herzberg e como eles se relacionam na estratégia de definir e monitorar metas diárias viáveis, como apresentado no texto de apoio.

Respostas

respondido por: winederrn
67

É nítido que os fatores expostos Herzberg ajudam as empresas no entendimento sobre as necessidades dos colaboradores no ambiente de trabalho. Desse modo, vale entender um pouco melhor sobre os Fatores higiênicos e  Fatores Motivacionais.

De um lado, Fatores Higiênicos não são controláveis pelo colaborador. Isso significa que eles são de responsabilidade da organização. Como exemplos destes fatores, podemos destacar: segurança salarial (pagamentos em dia) e plano de carreira a ser seguido.

Por outro lado, os Fatores Motivacionais podem ser controlados pelo indivíduo. Isso significa que eles são da responsabilidade de cada pessoa no ambiente de trabalho.

A busca pela autorrealização profissional, por exemplo, é um fator que motiva cada vez mais o profissional a seguir em frente e buscar por novos resultados.

Sendo assim, fica claro que o entendimento destes fatores pode contribuir para o aumento da produtividade em todo o ambiente de trabalho.

Espero ter ajudado. :)

respondido por: caroolinecorrea
0

Os fatores propostos pela teoria de Herzberg que estão relacionados a definição e ao monitoramento de metas diárias viáveis são:

  • Fatores higiênicos
  • Fatores motivacionais

Os Fatores Higiênicos são aqueles que levam a insatisfação do funcionário, tais como:

  1. relacionamento
  2. segurança
  3. trabalho

Esses fatores são controláveis e portanto são de responsabilidade da organização.  

Já os fatores motivacionais são aqueles que levam a satisfação tais como:

  1. responsabilidade
  2. reconhecimento
  3. realização

Esses fatores são controlados pelo indivíduo ou seja, não são suprimos unicamente pela organização.  

Leia também:

Na administração, a teoria dos dois fatores é a teoria proposta por Frederick Herzberg, que aborda a situação de motivação e satisfação das pessoas.

https://brainly.com.br/tarefa/21682320

Herzberg foi um dos mais influentes psicólogos de todos os  tempos

https://brainly.com.br/tarefa/22357964

Segundo a teoria dos 2 fatores de herzberg identifique o que vem a ser motivação:

https://brainly.com.br/tarefa/24600124

Anexos:
Perguntas similares