A ação de empreender, ou seja, o empreendedorismo, depende, naturalmente, da existência do empreendedor, o indivíduo responsável pelo empreendimento. Nesse sentido, assinale entre as alternativas a seguir aquela que faz uma definição e apresenta as características de um empreendedor
Respostas
Resposta:pessoa com abilidade para criar, abrir e gerir um negócio, que deve apresentar características e condutas de criatividade, organização, responsabilidade e liderança.
Explicação:
Resposta: pessoa com habilidade para criar, abrir e gerir um negócio, que deve apresentar características e condutas de criatividade, organização, responsabilidade e liderança
Explicação:
A atividade empreendedora vem se desenvolvendo continuamente no Brasil, que está entre os países em que o empreendedorismo mais cresce. Este fato está associado a vários fatores. Um deles, de natureza ontológica, estaria relacionado ao que seria o perfil ou à própria característica cultural, comportamental e existencial do brasileiro: pouco afeito aos ritos da organização e do planejamento, mas criativo, habituado ao improviso, e, portanto, com talento para a inovação. Em outra dimensão, na circunscrição do mundo material, o engajamento ao empreendedorismo em nossa sociedade estaria relacionado às dificuldades e restrições do mundo do trabalho, principalmente, portanto não apenas, em situações de crise. Às condições de trabalho, de remuneração nem sempre compensadora, e à instabilidade no emprego em face de realidades cíclicas de crise, se somam traços de individualismo. É o caso, por exemplo, da crença na capacidade individual de realização, distante do enquadramento dos regulamentos, das hierarquias funcionais, da disciplina do trabalho coletivo e dos processos produtivos de rotina racional e repetitiva. São aspectos opostos à uma natureza criativa, pouco afeita à disciplina, aos ritos do planejamento e da atividade organizada, que guarda sentimento de ojeriza ao improviso.
Para o profissional em formação, como para os que já se encontram no mercado, a atividade empreendedora tem sido, e pode ser mais ainda, uma opção, fora da tradicional condição de emprego, com contrato e direitos trabalhistas. Já que a estabilidade no emprego deixou de ser uma regra, a atividade empreendedora pode ser um amparo ou mesmo uma alternativa desde sempre. No capitalismo globalizado, da intensificação tecnológica, da reestruturação produtiva e do desemprego estrutural, o empreendedorismo pode ser um bom caminho. Seja para compensar as agruras do desemprego e manter atendidas as necessidades da sobrevivência; seja como investimento profissional, atento às oportunidades que resultam de brechas produzidas pelos novos processos de produção, que buscam agilidade e redução de custos. As terceirizações de partes do processo produtivo, a transferência da produção de segmentos de uma grande empresa para pequenos produtores, constituem exemplos típicos.