• Matéria: Português
  • Autor: PinheiroRogéria
  • Perguntado 6 anos atrás

Releia o trecho do ensaio "Arte como procedimento", de Vitor Chklovski: "Examinando a língua poética tanto nas suas constituintes fonéticas como na disposição das palavras e nas construções semânticas constituídas por estas palavras, percebemos que o caráter estético se revela sempre pelos mesmos signos: é criado conscientemente para libertar a percepção do automatismo; sua visão representa o objetivo do criador e ela é constituída artificialmente de maneira que a percepção se detenha nela e chegue ao máximo de sua força e duração. O objeto é percebido não como uma parte do espaço, mas por sua continuidade. A língua poética satisfaz estas condições. [...] L. Jacobinski demonstrou no seu artigo a lei do obscurecimento no que concerne à fonética da língua poética a partir do caso particular de uma repetição de sons idênticos. Assim, a língua da poesia é uma língua difícil, obscura, cheia de obstáculos." Agora, estabeleça uma relação entre a ideia de a linguagem poética ser "difícil" e os conceitos de literariedade (ou literaturidade) e estranhamento, tal como compreendidos pelo Formalismo Russo.

Respostas

respondido por: annydanc
0

A alternativa correta é a letra B:  V, F, F, V.

A linguagem verbal é caracterizada pela transmissão da mensagem por meio da fala ou da escrita.

O código verbal de uma língua é formado pela combinação de palavras, sejam elas faladas ou escritas, constituidas por signos.

Quando o falante está em um ato comunicativo por meio da fala, quer dizer que ele faz uso da linguagem verbal.

Por sua vez, a linguagem não verbal utiliza ícones, gestos, símbolos e sons para passar a mensagem.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/24916668#readmore

respondido por: Leticia140778
1

De acordo com Vitor Chklovski, em seu ensaio "Arte como procedimento" ao examinar a linguagem poética, seja através dos sons ou da ordem das palavras, é perceptível a utilização da mesma palavra, do mesmo som. É perceptível a literalidade poética.

Em um texto narrativo não é necessário utilizar figuras de linguagem, obscurecendo o sentido das palavras. Porém, em um texto poético isso é algo literal.

Por muitos anos os escritores russos utilizaram figuras de linguagem em seus romances, pois o objetivo era esconder visões políticas contidas nessas narrativas. Na época, a literatura na Rússia passava por revisões.

A função poética da linguagem, ou seja, o estilo poético ele transmite uma ideia, mas também ele é capaz de nos fazer refletir e pensar sobre as entrelinhas do discurso e da estética poética. As vezes uma única palavra pode ter vários sentidos ou nos fazer refletir além do que aquela palavra expressa.

O fato da poesia ser literal não quer dizer que ela seja algo fácil de criação, pois é preciso fazer sentido para quem escreve e para que lê. Ao mesmo tempo é preciso determinar o ritmo, a linguagem, escolhendo as palavras com cuidado e com significado.

Saiba mais sobre a literalidade poética: https://brainly.com.br/tarefa/42317014

Anexos:
Perguntas similares