Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
A integral vc ultiliza em várias situações onde vc não consegue por exemplo obter volume e área por uma fórmula da geometria. A derivada é a declividade de uma reta tangente em cada ponto da função. A derivada dentro do cálculo tem várias ultilidades. Veja geometricamente como podemos aplicar íntegral e derivada.
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Existem diversas aplicações das derivadas e integrais.
Darei alguns exemplos na área de Economia.
No caso da derivada, um exemplo prático é a aplicação na Economia. Suponha que você tenha um processo produtivo, então você pode construir uma função da quantidade produzida em relação ao custo, isto é, você pode modelar o custo em função da quantidade produzida. As vezes, é necessário saber o quanto o custo irá variar se você variar uma pequena parcela da quantidade produzida. Isso é importante, pois você ao reduzir pequenas fatias de custo em um processo imenso de produção, ao final haverá uma redução expressiva de custo. Para saber essa variação, são empregadas as derivadas.
Uma aplicação da integral na Economia é quando desejamos calcular os denominados excedentes do consumidor e produtor. Detalhando o excedente do consumidor, ele consiste em uma parcela que o consumidor extrai ao comprar um produto que está abaixo do preço de mercado. Para calcular isso, modelamos a curva de demanda de um bem e plotamos em um gráfico com o preço do bem. Aplica-se integrais e determina a área limitada entre a curva de demanda e o preço de equilíbrio.