_______________________Questões da atividade _____________________
01. Leia o texto abaixo com bastante atenção e responda as questões 01,02 e 03.
José
E agora, José ? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, José ? e agora, você ?
você que é sem nome, que zomba dos outros, você que faz versos, que ama protesta, e agora, José ?
Está sem mulher, está sem discurso, está sem carinho, já não pode beber, já não pode fumar, cuspir já não pode, a noite esfriou, o dia não veio, o bonde não veio, o riso não veio, não veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, José ?
E agora, José ? Sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerência, seu ódio – e agora ?
Com a chave na mão quer abrir a porta, não existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas não há mais.
José, e agora ?
Se você gritasse, se você gemesse, se você tocasse a valsa vienense, se você dormisse, se você cansasse, se você morresse… Mas você não morre, você é duro, José !
Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja a galope, você marcha, José !
José, para onde ?
01. Para o poeta, José só não é:
a) alguém realizado e atuante.
b) um solitário.
c)um joão-ninguém frustrado.
d) alguém sem objetivo e desesperançado.
e) n.d.a.
02. Das possibilidades sugeridas pelo poeta para que José mudasse seu destino, a mais extremada está contida no verso:
a) “se você tocasse a valsa vienense”.
b) “se você morresse”.
c) “José, para onde?”.
d) “quer ir para Minas”.
e) “José, e agora”.
03. O verso que exprime concisamente que José é “ninguém” é:
a) “você que faz versos”.
b) “a festa acabou”.
c) “você que é sem nome”.
d) “que zomba dos outros”.
e) “Mas você não morre”.
04. Assinale a afirmativa falsa a respeito do texto.
a) José é alguém bem individualizado e a ele o poeta dirige com afetividade.
b) O ritmo dos sete primeiros versos da 5ª estrofe é dançante.
c) “Sem teogonia”, significa “sem deuses”, “sem credo”, “sem religião”.
d) Os versos são em redondilha menor porque tal ritmo se ajusta perfeitamente à intimidade, singeleza e espontaneidade das idéias.
e) n.d.a.
05. Estão, entre os principais representantes do Classicismo português:
a) Mário de Sá-Carneiro e Fernando Pessoa.
b) Florbela Espanca e Almeida Garrett.
c) Antero de Quental e Almada Negreiros.
d) Francisco de Sá de Miranda e Luís Vaz de Camões.
e) Eça de Queiroz e Miguel Torga.
Respostas
respondido por:
10
1- B)
2- C)
3- C)
4- A)
5- Essa última questão de está no início ou no final do texto.
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