Respostas
Resposta:
Ao longo dos anos os meios de comunicação se expandiram. Anteriormente, as pessoas esperavam meses por uma carta, depois com o passar do tempo por um telegrama, um telefonema. Agora, em questão de segundos tudo por ser compartilhado com o mundo em um clique. O maior acesso as redes são de jovens, porem, muitas crianças antes mesmo de andar e falar já não brincam mais com carrinhos e bonecas e sim com celulares, tablets, computadores.
O primeiro computador foi criado para resolver cálculo, mas com o passar do tempo foi se desenvolvendo até chegar ao que o mercado disponibiliza hoje. Atualmente um celular é capaz de fazer tudo que um computador de mesa faz, facilitando a comunicação e o acesso as informações em tempo real. A capacidade de estar integrado a vários e diferentes grupos é enorme. Auxiliando até mesmo em trabalhos empresariais, como forma de divulgação e impulsionamento. Muitas empresas trabalham exclusivamente por meios virtuais dando mais comodidade e praticidade ao consumidor. As relações virtuais também cresceram , muitas amizades e casais são formados através do clique, dando possibilidades infinitas relações.
Apesar de facilitar o trabalho de muitos, o uso excessivo pode atrapalhar . Muitas empresas demitem seus funcionários que no local de trabalho fazem questão de estarem logados, onde atrapalha o desenvolvimento do funcionário, dando a liberdade de demissão por justa causa. O vicio com a tecnologia é grotesca, em restaurantes pessoas comem com uma mão e acessam o celular com a outra. No transito acidentes são frequentes pelo uso do mesmo, e pode gerar multa caso aconteça o flagrante do uso.
Por tanta facilidade e integração virtualmente, o contato pessoal está esvaindo. A intimidade, contato visual, diálogos familiares, o distanciamento dos pais e amigos, ocorrem gradativamente. Em rede todos podem ser o que quiserem e isso cria uma idealização de pessoas que no mundo real desfaz laços. A porta para crimes também está presente em uma tela. Possuir informações e ludibriar vitimas são exercícios constantes de delinquentes virtuais. Com identidades falsas, muitos criminosos, pedófilos, estupradores, pessoas de má índole abordam os mais vulneráveis (crianças e adolescentes), e cometem suas ações.
Vemos que a internet dá livre acesso para vários caminhos, podendo nos auxiliar e nos integrar com a sociedade. Contudo, seu mau uso e falta de informações de como se portar diante a certas redes pode trazer problemas que são alarmantes e crescentes. A conscientização e diálogos no âmbito familiar são uma ferramenta de extrema importância no desenvolvimento do jovem, o estabelecimento de regras para o uso e liberdade aos pais para saberem o que os filhos acessam . Campanhas de conscientização, debates em redes de TV alertando sobre os malefícios do uso excessivo e imprudências na rede, e mostrando a importância do contato pessoal.