O aterramento, além de ser essencial para o funcionamento de alguns equipamentos e dispositivos de proteção, deve ser usado em carcaças de máquinas elétricas como, por exemplo, transformadores, motores de indução trifásicos, entre outros.
Considere que você encontra um transformador de potência em uma fábrica e verifica que não há qualquer tipo de aterramento. Há algum risco em encostar na carcaça metálica deste transformador? Assinale a alternativa que apresenta a justificativa correta.
a. Sim, desde que uma das fases esteja em contato com o tanque.
b. Não, pois o isolamento entre o tanque e a parte ativa do transformador é suficiente para evitar o surgimento de cargas induzidas em seu tanque.
c. Sim, pois o isolamento entre o tanque e a parte ativa do transformador não é suficiente para evitar o surgimento de cargas induzidas em seu tanque.
d. Não, pois transformadores são equipamentos robustos e não apresentam qualquer tipo de risco.
e. Sim, pois caso um transformador não esteja com a carcaça (tanque) aterrada, esta superfície ficará com potencial elétrico não nulo, trazendo a possibilidade de causar um choque elétrico em alguém que encoste no equipamento. Correto
Respostas
respondido por:
6
Resposta:
Alternativa E
Explicação:
Quando há uma carga induzida, toda parte metálica é propícia a servir de caminho para a corrente, entretanto o aterramento serve para que leve a corrente excedente para a terra, isolando e não permitindo que pessoas ao encostar absorvam e conduzam, e consequentemente receber uma carga elétrica.
respondido por:
6
Resposta:
Sim, pois caso um transformador não esteja com a carcaça (tanque) aterrada, esta superfície ficará com potencial elétrico não nulo, trazendo a possibilidade de causar um choque elétrico em alguém que encoste no equipamento.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás