Coliformes fecais, como a Escherichia coli, são bactérias encontradas geralmente no intestino humano. A quantidade de coliformes fecais na água das praias costuma ser medida e classificada da seguinte forma: • Excelente – máximo de 250 coliformes fecais em 100 mL de água do mar; • Muito boa – máximo de 500 em 100 mL; • Satisfatória – máximo de 1 000 em 100 mL; • Imprópria – acima de 1 000 em 100 mL.
Respostas
Resposta:
a) Chegam até a água por descarte incorreto de esgoto ou ausência de sistema de saneamento básico, além do desrespeito ao meio-ambiente de muitos que despejam as necessidades em cursos fluviais.
b) Os coliformes fecais , a sua quantidade na água representa basicamente o quanto aquela água está contaminada com dejetos fecais, isto é, quanto maior a concentração de coliformes fecais, mais "sujeira" tem aquelá água.
Podemos dizer isso pois águas límpidas não deveriam ter contato com os ambientes naturais dessas bactérias, como fezes, material em decomposição, podre e etc. Dessa forma, uma água com grande quantidade de coliformes indica que teve muito contato com esses materiais , degradando a qualidade da água.
Resposta:
a) principalmente através da eliminação das fezes nos rios, os rios que desaguam nos mares e oceanos
b) quando tem muitos coliformes fecais na água de rios e mares indica que a água não esta boa para consumo, e quando tem poucos coliformes fecais na água quer dizer que ela pode estar boa para consumo humano e animal