• Matéria: Ed. Moral
  • Autor: valeriagomes182009
  • Perguntado 7 anos atrás

Embora possuam alguns métodos de escavação, coleta e datação parecidos, a Arqueologia e Paleontologia são áreas do conhecimento completamente distintas. Nesse sentido, é correto afirmar:

I – A Arqueologia vem das palavras gregas arkhé (antigo) e logos (estudo). É classificada, genericamente, como uma ciência humana ou social, pois seu objetivo principal é o estudo do homem, especialmente em sociedades antigas, a partir da coleta e da análise dos vestígios materiais produzidos pela ação humana, como artefatos e construções.


II –A palavra Paleontologia vem da união de termos gregos palaios (antigo), ontos (ser) e logos (estudo). Pode ser traduzida como "o estudo dos seres antigos", ou melhor, a ciência que se dedica à pesquisa dos fósseis de seres pré-históricos.


III – a Paleontologia em si é muito mais abrangente do que o limitado estudo dos seres. Ela possui subdivisões que a tornam uma ciência intermediária entre a Geologia, a Biologia e outras. Entre as suas subdivisões estão o estudo do clima, da ecologia e do comportamento dos seres e do ambiente antigo.


IV – Encontrar um fóssil inteiro não é fácil. Acontece em casos excepcionais. Normalmente são encontrados em rochas sedimentares ou, com raríssimas exceções, em cinzas vulcânicas e rochas metamórficas.



Estão corretas as afirmativas:


Escolha uma:
a. I, II, III, IV.
b. I, II e IV.
c. I, II, III.
d. II, III, IV.
Limpar minha escolha
Questão 7
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
De acordo com o Decreto-lei nº 25/1937, que cria o SPHAN (Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o seu objetivo foi propagar e defender o chamado patrimônio histórico e artístico nacional. As manifestações artísticas, se consideradas a partir desse dispositivo normativo como patrimônio nacional poderiam ser tombadas no:


Escolha uma:
a. Livro de Tombo das Belas Artes.
b. Livro de Tombo Histórico.
c. Livro de Tombo das Artes Aplicadas.
d. Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.
Limpar minha escolha
Questão 8
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Analise o texto: “Durante o processo da diáspora negra (imigração forçada de africanos na condição de escravizados), os africanos que vieram para o Brasil conseguiram preservar muitos dos seus costumes como um modo de resistir à escravidão. Enfrentando as diferentes formas de __________ e o preconceito racial, a ____________ se afirmou na sociedade brasileira. A ____________do Brasil é marcada pela cultura afro-brasileira da qual somos todos ____________. ”



Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.




Escolha uma:
a. Colonialismo, elite europeia, economia, descendentes.
b. Racismo, identidade africana, diversidade cultural, herdeiros.
c. Integração, monocultura de açucareira, colonização, excluídos.
d. Capitalismo, agricultura, legislação, testemunhas.
Limpar minha escolha
Questão 9
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha é registrada como patrimônio imaterial por qual (ou quais) ente(s):


Escolha uma:
a. Pelo IPHAN, em nível federal; e pela UNESCO, a nível mundial.
b. Apenas pelo IPHAN.
c. Pelo IPHAN, em nível federal; e pela SECULT-CE, a nível estadual.
d. Pela SECULT-CE, a nível estadual.
Limpar minha escolha
Questão 10
Ainda não respondida
Vale 1,0 ponto(s).
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Com o novo entendimento da sociedade acerca da importância do Patrimônio Imaterial, foi necessário rediscutir o patrimônio cultural material, “pedra e cal”, em diferentes aspectos. Além da materialidade, a proteção do patrimônio proporcionou novas visões acerca dos sujeitos que são detentores ou produtores dos bens culturais imateriais. Podemos afirmar que a nova maneira de ver o patrimônio refletiu na:


Escolha uma:
a. Criação de políticas públicas específicas, sem a participação popular, distanciadas da realidade local e com forte apelo paternalista.
b. Sensibilidade para a incorporação de diversos processos culturais nas políticas públicas relacionadas à construção de referências de identidade e memória para diferentes grupos sociais.
c. Manutenção do status de minoria dos sujeitos detentores, que foram deixados de lado na construção das políticas públicas de patrimônio, sendo convencidos de que seu patrimônio só era importante para um pequeno grupo.
d. Distanciamento do poder público dos grupos detentores ou produtores dos bem cultural, fazendo apenas um trabalho técnico, com objetivo de realizar de maneira imparcial a patrimonialização, sem interferências externas.

Respostas

respondido por: thaynnaba
8

Sobre os estudos de paleontologia, arqueologia e preservação histórica, a resposta certa é a:

1 - a. I, II, III, IV.

2 - c. Livro de Tombo das Artes Aplicadas.

3 - b. Racismo, identidade africana, diversidade cultural, herdeiros.

4 - c. Pelo IPHAN, em nível federal; e pela SECULT-CE, a nível estadual.

5 - b. Sensibilidade para a incorporação de diversos processos culturais nas políticas públicas relacionadas à construção de referências de identidade e memória para diferentes grupos sociais.

Isso porque ao patrimônio histórico faz parte da identidade cultural de um povo e, por isso, deve ser preservada para que outras gerações possam conhecer mias sobre as artes, culturas e costumes de um povo.

Hoje, existem diversos instrumentos normativos que possibilitam que a cultura local seja preservada em que podemos citar a própria constituição federal, legislação inferior, portarias de órgãos como o iphan, dentre outros.

espero ter ajudado!

Perguntas similares