• Matéria: Português
  • Autor: isabella32115
  • Perguntado 7 anos atrás

3) Qual circunstância esses advérbios e locuções adverbiais exprimem? Justifique sua resposta

4) No último quadrinho, qual circunstância o advérbio já indica?

5) Qual palavra o advérbio já modifica?

Pra hjj pfvv​

Respostas

respondido por: hugofelipe688
10

Resposta:

Advérbio é a classe gramatical das palavras que modifica um verbo, um adjetivo, um outro advérbio, ou uma oração inteira.

Na linguagem publicitária e jornalística atual, os advérbios se relacionam a substantivos.

Isso é simplesmente futebol.

Isso é orgulhosamente Brasil.

Primordialmente, os advérbios visam modificar, de alguma forma, a circunstância no qual ocorre a ação expressa pelo verbo; porém, na evolução da língua, essa função de "modificar a circunstância" se estendeu aos adjetivos, ao advérbio e aos substantivos. Essa ampliação do uso do advérbio chega a atingir até mesmo os pronomes na linguagem informal, pois na norma culta, tais usos configuram-se graves erros (Ex.: - Quem fez isso? - Euzinha! = Eu mesma). Exemplos:

Chegaram tarde para o Jantar; Queremos agora → Observe que o verbo define a ação, mas o advérbio modifica as circunstâncias em que essa ação ocorre. O uso do advérbio aprimora a mensagem, pois torna mais precisa a ocorrência dos fatos.

Era a moça mais bonita da festa → Nesse caso o advérbio altera a circunstância em que é expressa a qualidade da moça; lhe dá uma intensidade diferenciada, pois, entre todas as moças belas da festa, aquela em especial apresentava essa qualidade de maneira mais elevada.

Partiram ontem apressadamente → observe que é dada duas circunstância para o fato expresso na ação (partir): 1° - que foi ontem (o tempo da partida) e 2° - sendo ontem, foi apressadamente (o modo como partiram); observe que o advérbio restringiu ainda mais a circunstância da ação utilizando o termo apressadamente para modificar o próprio advérbio ontem.

Não há sinais morfológicos definidores de advérbios. O único consenso nesse respeito é que eles são invariáveis. Isto é, advérbios não flexionam em gênero e número. Os autores que defendem a existência de flexões de grau, afirmam que alguns advérbios passam por esse processo. Contudo, os estudos mais modernos indicam que não existe flexão de grau, mas derivação de grau.

Os advérbios são analisados sob três aspectos: função, forma e circunstância.

espero que tenha compreendido esta matéria.


daciramendes: oi?
Perguntas similares