elabore um relatorio abordando os conceitos de filosofia,a influencia da filosofia no pensamento do mundo ocidental,como a racionalizaçao do mundo diferencia a etica moral e como os conceitos do poder e a emergencia do pensamento politico entre os gregos chegaram ate os nossos dias.
Respostas
Resposta:
É pra já! : )
Explicação:
A filosofia não possui um conceito único. Em momentos diversos da história, muitos pensadores tentaram responder à pergunta “o que é filosofia?”. A dificuldade de uma resposta única surge da constatação de que essa atividade não manteve as mesmas características no decorrer dos séculos.
É uma forma diferenciada de pensar e agir que nos conduz a questionar racionalmente a nós mesmos e o que se constrói como resultado das ações humanas. Trata-se de ultrapassar a opinião e construir uma resposta a um problema, a saber, aquilo que é aceito por muitos, ou simplesmente assumido, mas que é falso ou que se mostrará incompleto ou superficial.
É possível questionar tudo o que se apresenta como verdade, como algo já estabelecido? Se sim, a atividade filosófica pode abordar qualquer assunto. Muitos dos temas com os quais os filósofos ocuparam-se estavam relacionados a situações ou assuntos que provocavam dúvidas ou despertavam curiosidade. Cada época teve um ou outro tema que esteve em debate e muitos deles receberam tratamento filosófico.
Um dos questionamentos que têm ocupado os filósofos desde a Antiguidade está relacionado à ética. Somos obrigados a ajudar as outras pessoas? Nossos valores morais são reflexos das sociedades em que vivemos? O agir genuinamente moral e não egoísta é possível?
A validade das leis, a importância da arte e a origem das sociedades já foram temas investigados ao longo da história da filosofia. Esses e outros temas continuam a ser relevantes hoje, conduzindo-nos a novas perguntas ou a novas interpretações.
Para a história da filosofia ocidental, o filósofo Sócrates tem grande importância. A forma como ele entendia a atividade de filosofar e a sua investigação a respeito do humano apresenta uma inovação em relação aos outros filósofos, entre eles Tales e Pitágoras, que ainda tinham como centro de seus pensamentos a preocupação a respeito da origem do universo e outras questões relativas à natureza. Por isso, esses filósofos são chamados de “pré-socráticos”. Os filósofos gregos que vieram depois de Sócrates, e alguns foram mesmo seus alunos, como Platão, são chamados de “pós-socráticos”.
O pensamento filosófico e científico originado na Jônia durante o século VI a.C., região leste da antiga Grécia, foi desenvolvido por três nomes oriundos de uma cidade do sul de Ásia Menor, Mileto, lugar onde Thales, Anaximandro e Anaxímenes levaram a cabo sua práxis intelectual. Em tentativas algo forçadas, eles soem ser inseridos numa nova corrente teórica em formação e difusão, que se expandiu para o oeste, mesmo sem ter acometido uma concepção única de filosofia