• Matéria: Português
  • Autor: kaykybarrospontes3
  • Perguntado 7 anos atrás

resumo do livro numa e a ninfa

Respostas

respondido por: yarlavitoria04
41

Resposta:

Publicado em 1915 como folhetim pelo jornal A Noite, este romance satírico de Lima Barreto reproduz de forma crítica o ambiente político do governo do marechal Hermes da Fonseca ao contar a história de Numa Pompílio de Castro. Filho de um pequeno empregado e à custa de muito esforço, Numa fez-se bacharel em direito, embora não dispusesse de qualquer pendor ao estudo ou às letras jurídicas. Interessado apenas nos cargos e proventos que o título lhe permitiria alcançar, casa-se com Edgarda Cogominho, filha do chefe da oligarquia local, e elege-se deputado graças à influência do sogro. Reconhecido e empossado, Numa não deu sinal de si durante o primeiro ano e meio de legislatura, enquanto a esposa vive mergulhada em leituras, desgostosa da modéstia intelectual de seu marido. Mas o “genro do Cogominho” surpreende a todos e deixa para trás seu epíteto quando profere na câmara um discurso inesquecível e o casal finalmente recebe a admiração de que se via digno. Além da apresentação de Antonio Arnoni Prado, esta edição inclui ainda como prefácio o artigo de 1917 de João Ribeiro para o jornal carioca O imparcial.


kaykybarrospontes3: Obrigado
respondido por: polianafferreira
10

Para responder a essa questão você deverá ler o romance "Numa e a Ninfa" e contá-lo de modo breve, com suas palavras.

Veja abaixo um exemplo:

O romance satírico de Lima Barreto, Numa e a Ninfa, retrata a vida do casal Numa Pompílio de Castro (deputado eleito com a ajuda do sogro) e sua esposa Gilberta.

Numa era medíocre e não tinha habilidade com discursos, mas tudo mudou quando sua esposa, ambiciosa e inteligente, contrariada com a situação resolveu ajudá-lo.

Sempre bem informada, Gilberta passou a escrever os projetos e discursos do marido, o que fez com que ele passasse a ser respeitado na câmara.

O desfecho da história se dá quando Numa descobre que, na realidade quem escrevia os discursos era o amante da mulher, um primo. Mas Numa fingiu não saber, pois preferiu ser co rno e ter a chance de ocupar o cargo de ministro.

Veja aqui dicas para fazer seu resumo:

- https://brainly.com.br/tarefa/41662341

Espero ter ajudado!

Anexos:
Perguntas similares