• Matéria: História
  • Autor: ellenalves2006
  • Perguntado 7 anos atrás

Oii podem me ajudar com essa também

(UFMG) Leia o texto:Na Bruzundanga, como no Brasil, todos os representantes do povo, desde o vereador até o presidente da República, eram eleitos por sufrágio universal e, lá, como aqui, de há muito que os políticos tinham conseguido quase totalmente eliminar do aparelho eleitoral este elemento perturbador – “o voto”. Julgavam os chefes e capatazes políticos que apurar os votos dos seus concidadãos era anarquizar a instituição e provocar um trabalho infernal na apuração porquanto cada qual votava em um nome, visto que, em geral, os eleitores têm a tendência de votar em conhecidos ou amigos. Cada cabeça, cada sentença; e para obviar os inconvenientes de semelhante fato, os mesários de Bruzundanga lavravam as atas conforme entendiam e davam votações aos candidatos conforme queriam. (...) às vezes semelhantes eleitores votavam até com nome de mortos, cujos diplomas apresentavam aos mesários solenes e hieráticos que nem sacerdotes de antigas religiões.(BARRETO, Lima. Os Bruzundangas. Rio de Janeiro: Ediouro, s.d. p. 65-66.)Todas as alternativas contêm informações que confirmam o comportamento eleitoral criticado na sátira de Lima Barreto, exceto em:

( )o domínio político dos coronéis rurais garantia a mecânica eleitoral fraudulenta operada através do voto de curral.

( )o sistema eleitoral descrito como corrupto estava na base da política dos governadores, posta em prática pelas oligarquias na chamada República Velha.

( )o interesse das elites agrárias e a exclusão das demais classes sociais da política estavam garantidos nesse sistema político eleitoral.

( )o sistema eleitoral fraudulento foi consolidado, no fim dos anos 20, através da ação decisiva da Aliança Liberal.

Anexos:

Respostas

respondido por: karoline818p5n7mz
58

Resposta:

Correta: O sistema eleitoral fraudulento vigorou em todo o período da República Velha, não se consolidando apenas no final dos anos 20.


ellenalves2006: Obrigadaa
ellenalves2006: Você sabe qual a resposta da pergunta da foto?
karoline818p5n7mz: Política dos Governadores: O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.
respondido por: reinaldoricarte
12

O voto de cabresto era um método que os coronéis rurais (latifundiários) utilizavam para vencer as eleições. Era um misto de votos fantasmas,  adulterações de cédulas eleitorais, fraude na contagem dos votos e muita violência e psicológica. É incorreto afirmar que a aliança Liberal consolidou o sistema eleitoral fraudulento.

Quem consolidou  o sistema eleitoral fraudulento foi a constituição de 1891 que constituiu o "voto aberto", Sem o assim o eleitor era obrigado a divulgar o seu voto. A forma de eleição só iria começar a mudar depois da revolução de 1930 e a constituição de 1937.

2) Na república velha ocorreu a política dos governadores, foi uma forma das oligarquias regionais continuarem com o poder.

Mais sobre a república velha? https://brainly.com.br/tarefa/20509684

Anexos:
Perguntas similares