Respostas
Resposta:Antes de entender a anemia aplásica, é muito importante saber o que é e como funciona a medula óssea. E você já vai saber o porquê.
A medula óssea é o tecido encontrado no interior dos ossos, também conhecido popularmente por tutano. Sua função é produzir células tronco, ou seja, células jovens que têm a capacidade de se diferenciar em diversas linhagens celulares.
Em geral, as células tronco desenvolvem-se em três tipos:
· Glóbulos vermelhos - também conhecidos como hemácias, eles são chamados assim devido ao alto teor de hemoglobina, uma proteína avermelhada que contém ferro. A hemoglobina, por sua vez, capacita os glóbulos vermelhos a transportar oxigênio a todas as células do organismo.
· Glóbulos brancos - essas células são responsáveis por combater as infecções, destruindo diretamente as bactérias e vírus no sangue, além de produzirem globulinas, que fortalecem o sistema imunológico frente às doenças.
· Plaquetas - pequenas células que tomam parte no processo de coagulação sanguínea, pois se acumulam ao redor de uma lesão (cortes) e formam um “tampão” para interromper a perda de sangue.
A anemia aplásica é caracterizada pela destruição das células tronco, ou seja, dos glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e também das plaquetas. Isso ocorre porque, por um defeito, o sistema imunológico, que protege o organismo contra vírus, infecções, dentre outros perigos, passa a atacar as células saudáveis também. Assim, a anemia aplásica é denominada uma doença autoimune.
A doença afeta pessoas de todas as idades, etnias e sexo, mas é mais comum entre crianças, adolescentes e jovens adultos.
Explicação: